Cidadeverde.com

Fábio Novo quer força tarefa e realizar Encontro de Folguedos ainda este ano

Imprimir

O deputado estadual Fábio Novo (PT) será empossado como o novo secretário de Cultura, em cerimônia no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira (29). Em entrevista ao Notícia da Manhã, o parlamentar adiantou que irá descentralizar as ações da pasta por todo o Estado e que irá fazer uma "força-tarefa" para a realização do 39º Encontro de Folguedos, ainda neste ano. 

Foto: João Neto / Cidadeverde.com

"Em muitos locais, essa festa junina ocorre no mês de julho, então, ainda dá tempo. O Encontro de Folguedos já tem quase 40 anos e vamos realizar uma força-tarefa para tentar realizar o evento no fim do próximo mês", disse o parlamentar.

Fábio Novo destaca que irá desenvolver projetos aproveitando a vocação de cada município e citou como exemplo as cidades de Floriano, Piripiri, Oeiras,São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio. 

"A Cultura é uma área importante e precisamos desenvolver algumas experiências para evitar que nossa juventude se mate em cima de uma moto ou faça o uso de bebidas alcoólicas ou outro tipo de drogas. Precisamos fazer um casamento entre a Cultura, Educação, Turismo e Esporte para os nossos jovens", disse Novo. 

Entre os projetos, o futuro secretário pretende criar uma oficina de humor permanente em Piripiri- celeiro de grande artistas como João Cláudio e Amauri Jucá-; uma Escola de Sanfona em São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio; uma Escola de Bandolins em Oeiras. 

"Em Bom Jesus, temos um embrião de uma escolinha de rabeca, onde se é repassada a tradição de um instrumento que é nosso, tocado há mais de 200 anos na região e que estava morrendo, pois só existiam dois ou três rabequeiros acima de 75 anos. São alunos da rede pública que estão apreendendo a tocar a fazer a rabeca e indo para o lado do bem e é essa experiência que queremos expandir", reitera o deputado.

Fábio Novo ressalta ainda que a secretaria atuará no fomento a cultura, com um corpo técnico que auxiliará os artistas piauienses a elaborar projetos para captar recursos. "O artista sabe fazer arte, mas não sabe fazer projetos. Teremos uma equipe técnica que ajudará o artista a elaborar projetos, para que ele concorra a editais", finaliza Fábio Novo. 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais