Cidadeverde.com

Pan 2015: Brasil é ouro no revezamento 4x100 livre masculino

Imprimir

O Brasil mostrou sua forças no primeiro dia de disputa da natação, conquistando duas medalhas de ouro, com a equipe masculina do revezamento 4x100 metros e Leonardo de Deus, nesta terça-feira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

A equipe brasileira, formada por João De Lucca, Bruno Fratus, Nicolas Oliveira e Marcelo Chierighini, liderou praticamente a prova toda e nadou em ritmo forte, quebrando inclusive o recorde Pan-Americano, com tempo de 3:13.66.

O nadador Thiago Pereira, grande esperança do Brasil nas piscinas, não nadou o revezamento, mas, como faz parte da equipe, conquistou a 19º medalha em Jogos Pan-Americanos, superando o ex-nadador Gustavo Borges (18) para se tornar o maior medalhista do país na competição.

Thiago, que disputará outras sete provas em Toronto e defenderá os ouros conquistados nos Jogos de Guadalajara-2011 nos 100 e 200 metros costas, mira agora o recorde do ex-ginasta cubano Erick López Ríos, que subiu ao pódio 22 vezes.

Mais cedo, Leonardo de Deus, campeão pan-americano em 2011, foi o primeiro a conquistar uma medalha de ouro na natação para o Brasil em Toronto, se impondo nos 200 metros borboleta com um tempo de 1:55.01, chegando pouco à frente do peruano Mauricio Fiol, medalhista de prata com 1:55.15. O bronze ficou o canadense Zack Chetrat (1:56.90).

O brasileiro Kaio Almeida, dono de três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, também participou da prova, mas chegou na quinta colocação, com tempo de 1:58.51.

- Três bronzes -Nesse primeiro dia de disputa da natação, o Brasil também conquistou três medalhas de bronze, com Marcelo Chierigini, Joanna Maranhão e a equipe feminina no revezamento 4x100 Livre.

Nos 100 metros Livre masculino, o Brasil tinha boas chances de medalhas, já que havia classificado dois nadadores à final da prova.

Chierighini, que disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012, terminou os primeiros 50 metros de prova na primeira colocação e deu pinta de que poderia lutar pela vitória, mas não manteve o ritmo e acabou conquistando a medalha de bronze, com tempo de 48.80.

Já Matheus Santana, campeão olímpico juvenil e promessa da natação brasileira com 19 anos, terminou na sétima colocação, nadando os 100 metros em 49.58.

A medalha de ouro ficou com o campeão sul-americano Federico Grabich (48.26), da Argentina. A canadense Santo Condorelli conquistou a prata (48.57).

A segunda medalha do Brasil, também de bronze, veio nos 200 metros Borboleta com Joanna Maranhão.

A pernambucana de 28 anos, prata nessa prova nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011, nadou os 200 metros em 2:09.38, muito perto da prata, mas acabou ficando atrás da canadense Audrey Lacroix (2:07.68), medalhista de ouro, e da americana Katherine Mills (2:09.31).

Nos 100 metros livre feminino, o Brasil também tinha dois representantes na final, mas Larissa Oliveira e Graciele Herrmann terminaram fora do pódio, chegando na 5ª e 6ª colocação na decisão, respectivamente.

A canadense Chantal Van Landeghem, de 21 anos, venceu com autoridade a prova com tempo de 53.83, quebrando o recorde Pan-Americano da veterana Natalie Coughlin.

Aos 32 anos, a americana, oito vezes medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, teve que se contentar com a prata (54.06), depois bater o recorde dos Jogos continentais mais cedo, nas eliminatórias (53.85).

O bronze ficou com Arianna Vanderpool-Wallace, das Bahamas (54.15).

No revezamento 4x100 metros Livre feminino, as meninas do Brasil tiverem ótima participação e competiram lado a lado com os favoritos Canadá e Estados Unidos.

Manuella Lyrio, Etiene Medeiros, Daynara de Paula e Daiane Oliveira não deixaram as canadenses e americanas escaparem em nenhum momento e tiveram condições de beliscar uma prata, mas acabaram batendo em terceiro lugar, conquistando um merecido bronze, com tempo de 3:37.39.

O Canadá acabou levando o ouro, nadando a prova em 3:36.80, enquanto os Estados Unidos ficaram com a prata (3:37.01).


Fonte: EFP

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais