Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Diabéticos terão atendimento prioritário

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta quinta(16), recebeu no estúdio o deputado estadual Flávio Nogueira Junior(PDT), autor do projeto de lei, aprovado na Assembléia Legislativa, que garante às pessoas com diabetes um atendimento diferenciado nos hospitais e clínicas do Piauí.

De acordo com o projeto de lei, portadores de diabetes, tipos 1 e 2, entram no roll de pessoas com direito a atendimento prioritário em exames e consultas. Para isso, basta esses pacientes apresentarem um laudo médico com o diagnóstico da doença.

O projeto de lei aguarda a sanção do governador Wellington Dias, mas para o deputado não haverá problema nisso. “Temos certeza que o governo do Estado não vai ter porque barrar esse projeto de lei, que só tem a beneficiar a população”.

Flávio Nogueira defendeu a lei, dizendo que em alguns casos, pacientes chegam de jejum por volta de seis e meia da manhã para fazer um exame de sangue, uma endoscopia e uma ultrassom de abdômen superior, aguardando em filas e ficando por muitas horas sem poder se alimentar, o que pode ocasionar uma hipoglicemia, que em situações extremas pode levar ao óbito.

Os planos de saúde e todo tipo de atendimento credenciado pelo sistema de saúde do Estado do Piauí serão obrigados a cumprir a lei, caso sancionada, e se isso não acontecer, as pessoas poderão denunciar à Secretaria Estadual de Saúde, que será o órgão responsável para garantir o seu cumprimento.

Veja na íntegra a entrevista!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais