Cidadeverde.com

Programa Corujão Escolar faz vigilância de escolas contra arrombamentos

Imprimir

Como objetivo de evitar arrombamentos nas escolas durante o período de férias, a Secretaria de Estado da Educação deu início ao Corujão Escolar. Pelo programa, o Pelotão Escolar, grupamento que atende as ocorrências policiais nas escolas, vai intensificar a vigilância no horário noturno durante o recesso das aulas na rede estadual de ensino, em Teresina.

“Como não haverá aulas, poderemos focar a vigilância durante a noite, que é quando ocorre a maioria dos arrombamentos, mas sem deixar as escolas desguarnecidas durante o dia”, comentou major Marcos Vinícius, comandante do Pelotão Escolar.

Apesar das escolas entrarem em férias apenas no dia 17 deste mês, o Corujão Escolar já começou a atuar. “Vamos ficar durante uns 20 dias, sempre entrando em contato com a Seduc sobre a manutenção dos vigias nas escolas. A presença do vigilante pode não coibir, mas inibe os casos de arrombamentos e eles podem entrar em contato conosco em caso de emergência”, destaca o major Marcos.

Redução

Recentemente o Pelotão Escolar divulgou o balanço de junho das ações do grupamento, com a redução de 11% das ocorrências em relação ao mês anterior. Neste período começou a ser percebido o efeito do aumento do contingente de 30 para 80 policiais, além do número de viaturas de dois para 10 veículos (seis motos e quatro automóveis).

O dado mais relevante é a redução de 22 para 7 dos registros de posse ou uso de drogas.

Em maio, foram registradas 171 ocorrências de todas as tipificações, caindo para 152 em junho. O número de invasões reduziram de 15 para 8 no mesmo intervalo e, o de roubos, teve redução de 15 para 10 ocorrências. De acordo com Marcos Vinícius, os arrombamentos foram justamente um dos tipos de crimes que registrou aumento no período. “Por isso, estamos focando na repressão a estes casos”, completa.

 

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais