Cidadeverde.com

Sem local, Prefeitura discute situação de vendedores de peixes na zona Norte

Imprimir

nquanto não têm um local para desenvolver suas atividades com mais conforto, a atual situação dos 17 feirantes que comercializam pescados na Avenida João Isidoro França, bairro Poti Velho, zona Norte da capital, foi pauta de uma audiência ocorrida na manhã desta segunda-feira (20) entre o Ministério Público do Estado do Piauí, na pessoa do promotor Sávio Eduardo Nunes de Carvalho, e da Prefeitura de Teresina. O foco foi discutir a necessidade de adequar a venda dos produtos às normas previstas pela Vigilância Sanitária.

Na oportunidade, Ludmar Ribeiro, técnico da Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa), vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), apresentou um levantamento feito pelo órgão que consta a real situação na qual os feirantes vêm desenvolvendo tal atividade comercial. O relatório foi solicitado pelo Ministério Público e expressa a necessidade de substituição de alguns materiais utilizados por aqueles trabalhadores, a exemplo de mesas e utensílios cortantes.

Diante disso, o promotor Sávio Nunes explicitou ainda a imprescindibilidade da realização da limpeza diária do local, função esta que compete à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU Centro/Norte), órgão que também se fez presente na audiência através do Superintendente João Pádua. Este frisou que estão sendo feitas limpezas rotineiras no espaço utilizado pelos feirantes.

A Prefeitura de Teresina foi representada ainda pelo gestor da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), Olavo Braz, responsável pela organização social de pequenos empreendedores.

O secretário destacou a importância de discutir o assunto entre os referidos comerciantes e a Prefeitura (Semest, SDU Centro/Norte e Gevisa), para repassar as orientações dadas pelo MP e articular a melhor forma para executar as adequações sanitárias necessárias. A discussão está marcada para acontecer na próxima quarta-feira (22), às 9 horas, no Centro de Treinamento da Fundação Wall Ferraz, no Polo Cerâmico do Poti Velho.

As deliberações que forem tomadas durante essa discussão entre os comerciantes e a Prefeitura de Teresina serão motivo de uma nova audiência na sede do Ministério Público do Estado do Piauí, já designada para a próxima segunda-feira (27), às 9 horas.

Todas essas medidas, consideradas emergenciais, devem ser postas em prática para que esses feirantes continuem a realizar seus trabalhos enquanto a Prefeitura providencia a reforma de um prédio naquelas proximidades, na rua Cedro. A previsão é de que as obras sejam concluídas no período de 120 dias após a assinatura da ordem de serviço, estipulada para o mês de agosto.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais