Cidadeverde.com

Durante reforma, Centro de Zoonoses suspende recolhimento de animais

Imprimir

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Teresina suspendeu temporariamente os serviços de recolhimento, recebimento e eutanásia de animais. Desde o início da semana, o Centro está passando por reformas e a gerente do Núcleo de Roedores e Vetores do Centro, Vânia Carvalho, informou que a paralisação desses atendimentos deve durar 30 dias.

"O Centro sempre recebia estas demandas, fazia recolhimento de animais com leishmaniose, mas agora esses serviços ficarão 30 dias interrompido", informou ela em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (23).

Ela destacou ainda que o atendimento clínico, a vacinação antirrábica e a coleta de sangue estão sendo prestados. A remoção de animais com suspeita de raiva ou alguma sintomatologia nervosa ocorrerá apenas em casos extremos.

Uma das maiores demanda, o recebimento de animal com suspeita de calazar, não está recebendo. De acordo com a gerente, o protetor que estiver com animal com suspeita da doença deve levá-lo até o Centro e depois retornar para casa.

"Estamos dando prioridade aos canis, para que voltemos rapidamente ao atendimento. Quando precisar de auxílio, a pessoa deve procurar clínicas particulares ou a Universidade [Federal do Piauí]", disse.

De acordo com Vânia, a reforma ocorre emergencialmente e visa atender solicitações da população que pediam melhores condições para o abrigo dos animais. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais