Cidadeverde.com

Programa levará água potável a mais 26 mil pessoas do semiárido piauiense

Imprimir

No Piauí, 90 comunidades de 25 municípios serão beneficiados pelo Programa Água Doce (PAD), ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. O projeto consiste dessalinização d'água, para que seja apropriada para o consumo humano. 

“Esse programa surgiu em 2003/2004 através de um estudo elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. No levantamento foram diagnosticados que mais de 500 mil pessoas em todo o semiárido nordestino e em Minas Gerais não faziam uso da água adequada. Neste lugares, a água é escassa e ainda não tem como ser usada devido a grande quantidade de sal, por isso essas comunidades foram selecionadas”, disse o diretor do Emater, Marcos Oliveira. 

O programa deve ser implantado no Estado até o segundo semestre de 2016. No Piauí, as primeiras cidades beneficiadas serão Campo Alegre do Fidalgo, Curral Novo, Pedro Laurentino, Acauã e Betânia. Ao todo serão investidos mais de R$ 13 milhões, para a construção de 67 sistemas de dessalinização, beneficiando 26 mil pessoas que vivem em comunidades rurais do semiárido. 

O diretor do Emater conta que no Piauí, a implantação do programa está na fase de diagnóstico, que deverá se estender até o mês de agosto. 

“Ao todo são 201 diagnósticos, sendo que destes, serão implantados 67 sistemas de dessalinização. A primeira cidade onde a empresa esgotou o número de cidades foi Campo Alegre do Fidalgo, onde até realizamos nossa primeira audiência pública”, acrescenta. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais