Cidadeverde.com

Prefeitura e Estado discutem parceria no financiamento de ações de saúde

Imprimir

Algumas ações de saúde do Município que necessitam de parceria com o governo estadual vão ser apresentadas para dar prosseguimento às discussões para elaboração do Plano Plurianual Estadual- PPA 2016-2019. Um reunião com representantes dos órgãos que compõem o Sistema Municipal de Saúde e a SESAPI na tarde desta terça-feira (04) para discutir o tema.

Na mesa, foi posta em discussão a necessidade de se ampliar a participação estadual no financiamento da atenção básica e de instituir uma gestão compartilhada para expansão do Serviço de Atenção Domiciliar.

Segundo Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde, é necessário que o governo estadual colabore financeiramente na manutenção do HUT: “É importante que o governo do Estado estabeleça um mecanismo efetivo de participação no sustento do HUT, destinando recurso financeiro permanente à esse hospital.”, afirma.

O secretário ressaltou ainda a importância do cofinanciamento estadual das Unidades de Pronto-Atendimento –UPA do Renascença, cuja inauguração será esse mês, e das duas UPAS que serão abertas no próximo ano.

Para Ana Eulálio, diretora de unidade de planejamento da SESAPI, a reunião foi proveitosa: “Esse encontro teve um saldo positivo para a prefeitura e para o governo estadual, uma vez que traz para agenda medidas que visam à qualificação do sistema de saúde”, afirma

Ela explica ainda que está em fase de estudo política de reestruturação dos hospitais regionais e de pequeno porte localizados nos municípios do Piauí. O objetivo da proposta é melhorar o fluxo de pacientes no Hospital de Urgência de Teresina – HUT.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais