Cidadeverde.com

Governo decreta luto pelo falecimento do Pe. Humberto Pietrogrande

Imprimir

O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Padre Humberto Pietrogrande, fundador da Fundação Pe. Antônio Dante Civiero (Funaci), entidade que há 26 anos presta serviços a pessoas carentes. O sacerdote jesuíta faleceu na quarta-feira, dia 5 de agosto, vítima de um acidente vascular cerebral.

“Uma justa homenagem em virtude do trabalho realizado pelo Padre Humberto, que tinha um forte compromisso social com a população mais pobre, para a qual buscava melhoria de vida através de obras assistenciais, educacionais e de promoção à saúde”, frisou o secretário de Governo, Merlong Solano, ao destacar a importância da Funaci, que é responsável pela administração do Hospital São Carlos Borromeo e pela oferta de cursos de formação e qualificação profissional, dentre outras ações.

Exemplo de Vida

O padre Humberto Pietrogrande nasceu na cidade de Padova – Itália, em 1º de abril de 1930. Formou-se em Direito, Filosofia e Teologia. Chegou ao Brasil no ano de 1962, desembarcando em Salvador-BA. Desde a sua chegada, trabalhou pela fortalecimento do homem do campo, sendo o pioneiro na criação das Escolas Famílias Agrícolas no país.

O Sacerdote Jesuíta criou o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), em 1969, na cidade de Anchieta (ES), com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida do homem no meio rural.

Em fevereiro de 1985 foi nomeado Diretor da Escola Agrícola Santo Afonso Rodriguez e Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro Socopo, na capital piauiense. Trabalhou para o crescimento das comunidades rurais, combatendo o êxodo rural e ampliando as atividades do Centro de Promoção do Socopo, colocando-se a total serviço do campo e incentivando a formação das Escolas Famílias Agrícolas no Piauí.

Em 12 de outubro de 1989, constituiu a Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), entidade filantrópica sem fins lucrativos, situada na Rodovia PI 112 – Km 9, bairro Socopo. Dentre as atividades da instituição estão a proteção às famílias carentes e aos seus membros, em particular mães, crianças, adolescentes e idosos; assistência educacional e de saúde; e apoio ao pequeno produtor rural e à sua família nos aspectos educacional, produtivo, organizacional, sanitário e religioso.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais