Cidadeverde.com

Firmino Filho brinca com sabre de luz do Star Wars em Virada Geek

Imprimir

O mundo dos games e aplicativos invadiu o Complexo da Ponte Estaiada na noite deste sábado. È a Virada Geek que chegou a sua quarta edição se consagrando com um dos maiores eventos de tecnologia do Piauí. E o prefeito Firmino Filho fez questão de conferir de perto a abertura do evento, que integra a programação oficial do aniversário da cidade, que contou ainda com a participação da Orquestra Sinfônica de Teresina.

Ao todo serão 24 horas, onde os amantes da tecnologia poderão ficar imersos no universo tecnológico. São oficinas, palestras, competições de games e trocas de experiências com aqueles que fazem a cultura geek da cidade. Além disso, jogos, música e os cosplayers (pessoas que se vestem como os personagens dos games), também integram a programação do evento.

O prefeito Firmino Filho destacou a importância do evento e ressaltou que a Prefeitura apóia a iniciativa por confiar e acreditar o potencial dos jovens que atuam na área. “Esse é um evento muito importante porque valoriza o talento da nossa juventude. Essa meninada que acredita e faz a tecnologia em Teresina, trabalhando na elaboração de aplicativos e games nas mais diversas funcionalidades. A Prefeitura acredita e valoriza esse potencial”, disse ele.

Durante o evento, o prefeito fez questão de conferir de perto alguns dos aplicativos e projetos já desenvolvidos pelos alunos dos cursos. “Queria parabenizar vocês pelas idéias. Se nossa fé for do tamanho de uma semente de mostarda, que é bem minúscula, podemos mover montanhas. Vamos acreditar! Nós acreditamos em vocês”, ressaltou.

O Virada Geek reuniu mais de 300 jovens com seus notebook, consoles e computadores conectados em rede local, tendo como principais objetivos a valorização da web piauiense e o incremento à área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), trazendo o que há de inovador para o mercado. Desse modo, será possível mostrar o volume de conhecimento já consolidado na capital sobre o segmento de tecnologia, que permeia e transforma o cotidiano da nossa sociedade. 

O secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, destacou que nos dois últimos anos Teresina avançou no apoio e consolidação de vários segmentos econômicos, inclusive o de tecnologia. “Teresina já tem muitas faculdades trabalhando com a tecnologia da informação. O Virada Geek chega a sua quarta edição, consolidado no modo de interagir nas plataformas digitais e da robótica, e isso tudo com o apoio da Prefeitura”,pontua.

Segundo Joselé Martins, idealizador do evento, a proposta é reunir centenas de pessoas apaixonadas por tecnologia e que acompanham esse mundo, essa cultura geek. “Teresina possui um potencial enorme na área de tecnologia da informação. Essa é a terceira vez que a Prefeitura apóia essa iniciativa de fazer, em um ambiente aberto, uma reunião de pessoas apaixonadas por games e por esse mundo digital. Começamos um evento só com games e hoje se trabalha com soluções para Teresina, por meio de um aplicativo. Teremos aqui 48 atividades, feitas por esses jovens”, destacou.

Competições – A Virada Geek também busca trazer outros resultados positivos para nossa cidade, através do Hackthon - Soluções para Teresina, uma competição na qual desenvolvedores, designers e empreendedores poderão apresentar um site, aplicativo mobile, maker ou uma ideia que siga a temática "Soluções para Teresina". Ao final, o participante que apresentar a proposta mais inovadora será premiado com um notebook. Além disso, haverá ainda competição de robótica livre, onde os participantes deverão apresentar a criação de um robô feito inteiramente durante o evento, devendo cumprir os critérios mínimos de especificação de hardware e que completem total ou parcialmente as tarefas exigidas pela organização evento.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais