Cidadeverde.com

Delegacia de Homicídios já instaurou 673 inquéritos de assassinatos em dois anos

Imprimir

Desde a última quinta-feira (6), a cidade de Teresina não registra homicídios. Segundo o coordenador da delegacia especializada neste tipo e crime, Francisco Costa, o Baretta, isso é o resultado das prisões realizadas e de um trabalho conjunto das polícias.

"A Delegacia de Homicídios dividiu Teresina em cinco zonas e trabalhamos em cima dessa organização. Todos os dias prendemos gente. E a população colabora bastante na identificação dos criminosos através do (telefone) 181”, afirma.

 

Carlos Lustosa/CidadeVerde.com

Baretta diz ainda que, desde que foi criada, em 14 de janeiro de 2013, a Delegacia de Homicídios já abriu 652 inquéritos relacionados a homicídios e 21 latrocínios. Segundo ele, a resolutividade é de mais de 80% dos casos.

"Hoje temos uma equipe real, mas a demanda é grande. Aqui não deveríamos receber os latrocínios, que deveriam ser de responsabilidade dos distritos da área, mas mesmo assim, estamos trabalhando. Temos feito o possível. A promessa é de que o Ministério da Justiça libere verbas para todas as Delegacias de Homicídios do país e aguardamos que chegue aqui pois precisamos de uma estrutura melhor", avaliou. 

Segurança

O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, declarou que o esforço conjunto da polícia resulta na redução de homicídios por todo o estado. "Estamos sem homicídios em Teresina desde quinta, incluindo o final de semana que teve o Dia dos Pais, que podemos considerar o mais calmo dos últimos anos", comemora.

Segundo ele, isso foi possível por conta do estágio na rua dos militares que estão fazendo o curso no CFAP, das operações realizadas pela PM e Polícia Civil alem da presença da Força Nacional. "Tivemos em julho uma redução de 31% no número de homicídios em Teresina e 47% no interior. No ano, a redução é de 9%, praticamente o dobro da meta estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança, que será lançada em breve", analisa.

 

 

Abreu acrescenta que a Delegacia de Homicídios deve mudar para outro local em breve e que uma nova sede deve ser construída. "A Homicídios merece uma nova sede pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo sob a coordenação do delegado Baretta. Estamos resolvendo questões burocráticas, mas vamos providenciar a locação de um novo local e uma nova base adequada", assegurou. 

 

Flash de Carlos Lustosa

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais