Cidadeverde.com

Clara Nunes faria 73 anos hoje; relembre a carreira da cantora

Imprimir

Dona de muitos sucessos, como Canto das Três Raças, Morena de Angola, Conto de Areia e O Mar Serenou, entre outros, e considerada a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, Clara Nunes completaria 73 anos nesta quarta, 12.

Clara Nunes na Serrinha, Rio de Janeiro, em 1980.

Até 1965, Clara morou em Belo Horizonte, depois foi para o Rio, onde cantava boleros em programas de TV, como os de José Messias Chacrinha, Almoço com as Estrelas, e também em casas noturnas e clubes. 

Somente sete anos depois, ela firmaria sua identidade como sambista com o disco Clara Clarice Clara, faixa-título composta por Caetano Veloso e Capinam.

De suas pesquisas sobre a música popular brasileira, seus ritmos e seu folclore, suas danças e tradições afro-brasileiras, veio a sua conversão à umbanda, fé que ela reverenciou até mesmo em sua arte e suas roupas. Filha de Ogum com Iansã, a carismática, intuitiva e mediúnica cantora inspirou a biografia Clara Nunes - Guerreira da Utopia, de 2007, escrita pelo jornalista Vagner Fernandes.

Ao morrer, aos 40 anos, Clara Nunes estava no auge e consagrada, tendo vendido mais quatro milhões de discos e lançado álbuns clássicos como Claridade, 1975; Canto das Três Raças, 1976; Guerreira, 1978; Brasil Mestiço, 1980; e Nação, 1982.

Fonte: Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais