Cidadeverde.com

HU vai oferecer tratamento contra o câncer pelo SUS em 2016

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou a liberação de R$ 2,5 milhões para a implantação de tratamento contra o câncer e outros serviços de oncologia no Hospital Universitário (HU). A estruturação e adaptação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) está prevista para o início de 2016, quando o HU estará apto a ofertar esta habilitação.

Atualmente em Teresina apenas o hospital São Marcos está credenciado para atendimento a pacientes oncológicos pelo SUS. A implantação servirá para suprir a demanda reprimida da capital, como ressalta a médica oncologista Vanessa Castelo Branco, que participa da estruturaçãod o serviço no HU.

“No Piauí, há uma demanda reprimida de pacientes oncológicos, uma vez que há apenas um hospital credenciado para atendimento a pacientes pelo SUS e o HU trará um serviço oncológico inteiramente SUS”, ressalta a médica.

Serão ofertadas pela UNACON cirurgias e quimioterapia para populações dos territórios Entre Rios e Carnaubais.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa ,explica que a estratégia do Governo é a descentralização dos serviços, ampliando para a região litorânea e Centro-Sul do Estado. “A ampliação da oncologia se dá não só em Teresina, mas também em Parnaíba, já que o ministro garantiu agilidade na liberação de recursos, que vão contemplar a Planície Litorânea. Nosso propósito é que a região sul do Piauí também seja referência nesse tipo de assistência, onde teremos uma maior cobertura e a descentralização dos serviços”, explica Francisco.

Para Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde, a implantação desse serviço no HU representa um avanço e resultado de um trabalho inciado ainda em 2014.

“Esse foi mais um passo na expansão do processo de melhoria de atendimento à pacientes oncológicos pelo SUS. é uma grande notícia, que se iniciou em outubro de 2014 com as nossas discussões sobre a pactuação com Maranhão para custeio do atendimento dos seus pacientes oncológicos em Teresina. Durante o processo, foi constatada a necessidade de novo serviço para tratamento oncológico em Teresina, tendo sido proposta a participação do HU. Assim, a Justiça Federal determinou que se investisse nessa proposta, o que culminou com a inserção do HU no plano estadual de oncologia e com a liberação do recurso para a implantação da UNACON", relembrou o secretário.

O anúncio foi feito durante reunião entre o ministro Arthur Chioro, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o deputado federal Assis Carvalho(PT). A Rede de Urgência e Emergência(RUE) foi outro ponto abordado na reunião, em que foi assegurada a viabilização de mais de R$9,4 milhões em recursos anuais para os hospitais de Tibério Nunes, em Floriano, Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, além do Hospital da Polícia Militar e Getúlio Vargas, para Teresina. Os recursos serão aplicados na melhoria da resolutividade no atendimento médico-hospitalar, tendo como uma das ações estratégicas o aumento da capacidade cirúrgica nas unidades.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: HUcâncerSUS