Cidadeverde.com

Ministério da Saúde diz que o HUT melhorou assistência aos pacientes

Desde a inserção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) no Programa SOS Emergências do Ministério da Saúde (MS), em julho de 2013, o hospital vem implantando novas ferramentas de gestão com o objetivo de acabar a superlotação e melhorar a qualidade do atendimento. Para aferir os resultados, técnicos do MS fizeram uma avaliação da assistência durante um encontro realizado hoje, 14, no auditório do HUT, e constataram uma melhora significativa na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Essa analise foi realizada por meio de uma matriz avaliativa que lista todos os indicadores que são observados durante a implantação dessas novas ferramentas de gestão. Foram dezoito itens que vão desde a normatização do acolhimento e classificação de risco até a implantação de novos protocolos para o atendimento adequado ao paciente.

De acordo com Ricardo Volpe, apoiador matricial do HUT dentro do Programa e técnico do MS, o hospital deu um grande salto na qualidade dos serviços oferecidos a população. “O HUT está conseguindo superar as dificuldades inerentes do sistema e se destacar dentro da rede de saúde do estado”, comentou.

Participaram também do encontro o prefeito Firmino Filho, o secretário de saúde, Dr. Aderivaldo Andrade, a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcez, o representante da secretaria de saúde na RUE, Dr. Geraldo Magela, o representante do secretário estadual de saúde, Dr. Telmo Mesquita, diretores e gerentes do HUT e representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

Firmino Filho agradeceu o empenho de todos os profissionais e destacou a importância do hospital para a saúde da população. “O HUT é o maior hospital de urgência do Piauí e estamos investindo muito para melhorar cada vez mais nossos serviços. Uma saúde de qualidade é uma das nossas prioridades”, disse.

Dentre as ferramentas implantadas estão a criação da Unidade de Cuidados Intermediários, do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), Núcleo Interno de Regulação (NIR), Equipe Multidiciplinar de Atendimento Hospitalar (EMAD), a inclusão do hospital no sistema de regulação de leitos do Estado e a adoção do método Kanban, que monitora o tempo de permanência dos pacientes no hospital. 

Dona Maria Ferreira acompanhante da paciente R. L. R, de 92 anos, que está internada na Unidade de Cuidados Intermediários, há cinco meses, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico disse que está gostando muito da assistência prestada pelas equipes da Unidade. “Todos aqui são muito atenciosos. Não tenho o que reclamar. Minha amiga está sendo muito bem cuidada e está evoluindo bem”, destacou.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, explicou que além dessas ferramentas de gestão, que já estão sendo implantadas, o HUT está passando por uma grande reforma no Pronto Atendimento (P.A.). “Serão 51 leitos individualizados que irão tornar o atendimento mais humanizado. Depois da entrega do P.A. a reforma irá continuar com a ampliação dos setores de esterilização e lavanderia e revestimento das paredes de todo hospital. Com isso, população de Teresina ganhará um HUT mais moderno e resolutivo”.

A renovação do parque tecnológico do HUT também está contribuindo muito para essa melhoria na qualidade do atendimento. Já foram adquiridos dois arcos cirúrgicos, um tomógrafo, bombas de infusão para anestesia, monitores, novas mesas cirúrgicas, macas de hemodiálise, aparelhos de anestesia, perfuradores, oxímetros, macas e camas. 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: HUT