Cidadeverde.com

Brasil termina o Parapan de Toronto com o melhor aproveitamento da história

Imprimir

Terminadas todas disputas no Parapan de Toronto, o Brasil fechou a competição disputada no Canadá com 34,4% das medalhas de ouro (109 de um total de 317), e bateu o recorde de melhor aproveitamento de todos os tempos.

Em 2015, a delegação brasileira conseguiu superar sua melhor marcar em quantidade de medalhas de ouro, que era de 92, conseguida em 1999, quando a sede foi a Cidade do México. Porém, naquele Parapan foram disputados 363 ouros, número bem maior do que os 317 deste ano.

Disputado desde 1999, o torneio continental tinha como melhor rendimento até o momento a edição seguinte, em 2003 (Mar del Plata), quando o México terminou com a posse de 33,4% das medalhas de ouro (101 de um total de 302). Na primeira edição, o país da América do Norte também havia terminado na liderança do quadro de medalhas, porém, com rendimento um pouco menor: 33% (121 ouros em 363 possíveis).

No entanto, desde 2007, no Rio de Janeiro, quando o Parapan começou a ser disputado no mesmo local dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil tem a hegemonia na competição. Competindo em casa, o país terminou na liderança do quadro de medalhas, e com seu melhor aproveitamento até então: 32%, ficando no alto do pódio em 83 oportunidades, em 254 possíveis.

O fator casa foi preponderante no resultado, tanto que, em 2011, a competição voltou a ser disputada no México, em Guadalajara, e, apesar de se manter na frente dos rivais, o aproveitamento do Brasil caiu para 29,2%. Foram 277 medalhas de ouro disputadas e o país ficou com 81 delas.

Entretanto, em Toronto, os brasileiros voltaram a ficar confortáveis e bateram outro recorde: o da diferença de medalhas de ouro para o segundo colocado. Foram nada menos do 59 medalhas douradas a mais do que o Canadá, segundo colocado na competição deste ano (109 a 50). A melhor marca já pertencia ao Brasil, que, em 2007, conseguiu 34 ouros a mais que o mesmo Canadá (83 a 49).

O maior destaque brasileiro na competição no Canadá foi o nadador Daniel Dias. Apelidado de Mister Parapan, o atleta abocanhou oito medalhas de ouro em oito provas disputadas. Sua história na competição é a melhor possível, em 27 provas disputadas até agora, venceu todas.

Neste sábado, último dia de competições, a delegação brasileira ainda beliscou mais dois ouros, no futebol de sete, vitória contra a Argentina na final, e no goalball masculino, ao bater os Estados Unidos na decisão.

 

Fonte: IG.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais