Cidadeverde.com
Últimas

Festival Maria Isabel será aberto dia 23 na Potycabana

Imprimir

Os sabores do Piauí serão o foco do Festival Gastronômico Maria Isabel, que será aberto no dia 23 de agosto e vai até o dia 25 no Parque Potycabana e depois segue para os restaurantes participantes do festival até o dia 7 de setembro. O evento, realizado pelo Sebrae, tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo; Prefeitura de Teresina; Senac e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel Piauí.

Com a curadoria de Ana Luiza Trajano, que embarcou em um tour gastronômico pelo interior e litoral do Piauí com o objetivo de identificar os sabores que fazem parte da identidade cultural piauiense.

O resultado dessa imersão, os chefs dos melhores restaurantes da cidade e estudantes de gastronomia foram estimulados a elaborar pratos sofisticados utilizando ingredientes regionais.

Na Potycabana, serão montadas 20 estandes para os 20 restaurantes participantes do festival e ainda mais cinco dos estudantes finalistas, sendo 4 do IFPI e um da Facid. No dia 25, o atendimento ao público começa às 18h e a partir do dia 26 de agosto até 7 de setembro, os pratos criados para o festival estarão no Circuito Gastronômico nos melhores restaurantes - Horário de acordo com cada restaurante.

Segundo Gilson Vasconcelos, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, a ideia é incentivar novos talentos da gastronomia, valorizando os profissionais que futuramente estarão ingressando no mercado. “Com isso, estamos contribuindo também para que Teresina tenha uma gastronomia cada vez mais rica e diversa, atraindo todos os olhares para esse grande potencial da nossa capital”, afirma.

Os cinco estudantes selecionados apresentarão suas criações para o público no dia 23 de agosto, durante a abertura do Festival Gastronômico Maria Isabel, que ocorrerá em arena montado no Parque Potycabana.

Os três melhores pratos serão premiados nesse concurso com kits de facas da Tramontina. O primeiro colocado receberá ainda passagem área para participar do evento Tendências em São Paulo, além de uma coleção com seis livros de gastronomia, edição Senac. Uma inscrição no Seminário Empretec e uma coleção de cinco livros de gastronomia, edição Senac será mais um prêmio para o segundo lugar. O terceiro colocado também ganhará um curso básico e uma coleção de três livros de gastronomia, ambos do Senac.

Durante o festival também serão realizadas oficinas gastronômicas com chefes convidados. Confira a programação:

Segunda-feira (24)

10h/12h - Aula Neka Menna Barreto / Auditorio Sebrae

14h30/16h30 - Aula Flavia Quaresma / Auditorio Sebrae

Terça-feira (25)

10h/12h - Aula Monica Rangel / Auditório Sebrae

14h30/16h30 - Aula Fabio Vieira / Auditorio Sebrae

17h/19h - Aula Ana Luiza Trajano / Auditorio Sebrae

 

redacao@cidadeverde.com

Imprimir