Cidadeverde.com

Brasileiro completa travessia de highline sem equipamentos de segurança em Yosemite

Imprimir

Sob os pés, uma fita de 2,5 centímetros de largura, presa entre duas rochas separadas por 17 metros de distância. Para baixo, nada menos que 880 metros de distância até o chão. Com passos firmes e precisos, o capixaba Caio Afeto demorou um minuto para caminhar entre os dois pontos e se tornar o primeiro brasileiro a realizar a travessia de highline freesolo - sem equipamentos de segurança - do Lost Arrow Spire, no Parque Nacional de Yosemite, nos EUA. O local foi palco do primeiro highline - a versão nas alturas do slackline - da história, em 1985.

"A travessia no estilo 'freesolo' é a real essência do esporte. Fazer este tipo de travessia no palco do primeiro highline da história foi um dos maiores sonhos que pude realizar. Quando cheguei ao outro lado pude sentir uma das melhores sensações da minha vida. Foi indescritível, mas pude provar para mim mesmo mais uma vez que é possível realizar qualquer coisa nossa vida", disse Caio, 28 anos, em entrevista ao Radicais.

Até hoje poucas pessoas se arriscaram a fazer o highline freesolo em Lost Arrow Spire. Andy Lewis e Dean Potter, que faleceu em maio enquanto saltava de base jump em Yosemite, dominavam a travessia no local.

"Quando cheguei ao Parque Nacional de Yosemite e olhei o local deste highline do chão fiquei com uma sensação de medo muito maior do que a que tive lá em cima. Para ter a certeza que eu estava bem tranquilo e controlando o medo, parei quase no final da minha primeira travessia e ainda em pé sobre a fita olhei para baixo. Mesmo assim me senti confortável e confiante. Geralmente foco minha visão em um ponto fixo do outro lado do highline e nunca olho para baixo, pois é um momento mais tenso, mas tudo fluiu muito bem", recorda o capixaba.

Mesmo com toda confiança, Caio sabia que com um passo em falso, uma escorregada, ele poderia despencar no vazio. Não havia espaço para erros. "Precisamos acreditar mais em nós e treinar bastante para estar sempre preparados para um desafio. É preciso está muito consciente e seguro. Não penso em cair, mas se cair sempre estarei preparado para agarrar a fita. Cada passo era uma vitória mental".

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais