Cidadeverde.com

Kassab fala de projetos do Piauí e é contra cidadão bancar transporte público

Imprimir

Ao participar do Seminário Nacional das Empresas de Transporte no Brasil, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reafirmou nesta terça-feira (2), em São Paulo, que estão mantidas as parcerias para o sistema de mobilidade urbana no Piauí. Ele disse que tem dialogado com o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Foto: Yala Sena

Kassab garantiu ainda que na fase III do programa “Minha Casa Minha Vida”, o governo do Piauí foi beneficiada em especial o residencial Jacinta Andrade.

“O governo do Piauí fez várias reivindicações. Temos pelo governador Wellington Dias conversas em todos os campos de infraestrutura, saneamento, seja na captação de água, tratamento de esgoto, na mobilidade, no desenvolvimento urbano e na habitação”, disse Kassab que participou em São Paulo do seminário que discute o sistema de ônibus como uma mobilidade sustentável. 

Não tributar o cidadão 

Durante coletiva, o ministro disse que é contra a proposta do proprietário de veículos passar a contribuir com o financiamento do transporte público. Segundo o ministro, a ideia é complexa e difícil de ser administrada.

“É uma proposta complexa e difícil de ser administrada. Eu acredito que o brasileiro está no limite de suas contribuições. Seria um tributo em cima de praticamente todos os brasileiros. E eu sou contra. Eu acredito que você pode criar outras formas de financiamento do poder público, do transporte público, mas não tributando o cidadão”, disse Kassab.

A proposta foi defendida pelo secretário municipal de Transporte de São Paulo, Jilmar Tatto, durante fala no evento. Ele disse que é uma ideia da Frente Nacional dos Prefeitos, presidida por Fernando Haddad.

Jilmar disse que a tributação seria feito através do combustível. “É uma proposta da Frente Nacional dos Prefeitos de usar uma parcela do consumo do combustível do veículo individual e esse percentual passar para desonerar a tarifa. É uma espécie de subsídio cruzado. O usuário do carro paga uma parcela para o transporte coletivo e o motorista de carro ajudaria na mobilidade”, explicou o secretário.

Kassab disse que ainda não sabe como será o orçamento de sua pasta em 2016 e que é preciso aguardar a aprovação dos valores pelo Congresso Nacional. “No nosso ministério não haverá corte, haverá deslizamento e alterações nos prazos de entrega dos projetos.” De acordo com o ministro, o que for reduzido neste ano poderá ser compensado posteriormente.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais