Cidadeverde.com

HUT promove ação no Potycabana para falar sobre infecção generalizada

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) irá promover neste domingo, dia 13 de setembro, dia mundial da Sepse, uma ação para esclarecer a população sobre esta doença, mais conhecida como infecção generalizada. O evento será no Parque Potycabana, a partir das 17 horas.

Profissionais de saúde da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HUT irão distribuir materiais informativos e fazer esclarecimentos sobre a sepse, que possui altos índices de mortalidade hospitalar em todo mundo, superando até mesmo doenças como o câncer e o infarto do miocárdio.

Rosania Oliveira, infectologista da CCIH do HUT, alerta a população sobre os sintomas da sepse e como evitá-la. “Normalmente, a infecção vem acompanhada de febre alta, falta de ar e/ou pressão baixa. A sepse é uma inflamação em vários órgãos como consequência de uma infecção. A principal forma de prevenir é a correta higienização das mãos, o uso de vacinas e o combate permanente de vetores, como por exemplo, o mosquito da dengue”, explicou Rosania.

Qualquer pessoa pode ter sepse, mesmo as mais saudáveis. No entanto, existem pessoas com predisposição genética e as portadoras de doenças crônicas como diabetes e insuficiência renal, idosos e crianças com menos de dois anos e os prematuros que são mais suscetíveis às formas mais graves de infecção.

Segundo Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, é importante que as pessoas fiquem atentas para esses sintomas, pois a sepse é uma doença grave que pode levar a morte em pouco tempo. “Ao detectar os primeiros sintomas o paciente deve procurar ajuda médica com urgência. O tratamento adequado só pode ser realizado com profissionais especializados seguindo um rigoroso protocolo de combate a sepse”, disse.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais