Cidadeverde.com
Economia

Jucepi autentica mais de três mil processos em agosto

Imprimir

A Junta Comercial do Estado de Piauí (Jucepi) autenticou 3.304 processos empresariais em agosto deste ano. Do total realizado, 431 de processos são relacionados à constituição empresarial. Do tipo jurídico Empresário, foram constituídas 268 empresas, Sociedade Empresária Limitada (120) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (43). O número de processos refere-se aos deferidos e arquivados, ou seja, não abrange o quantitativo final de documentos protocolados no órgão, durante o mês.

Cerca de 80% das aberturas correspondem a microempresas (ME), com renda bruta anual inferior ou igual a R$ 360 mil. O total de inscritos como Microempreendedor Individual (MEI), pelo Portal do Empreendedor, foi de 1.011.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, destaca a celeridade nos processos empresariais protocolados no órgão. “Estamos entregando os processos dentro de um prazo de dois dias, no caso do registro de empresa de baixo risco, e em quatro dias, para empresa sujeita à decisão do colégio de vogais. Fora outros documentos de interesse do empresário, como arquivamento de balanços, que são autenticados e arquivados em 48 horas”, explica.

Dentre os processos deferidos pela autarquia de registro destacam as alterações empresariais. No mês, foram realizadas 546 alterações em empresários, 431 em sociedades limitadas e 28 em empresas individuais de responsabilidade limitada. O órgão de registro emitiu 823 certidões.

O menor quantitativo no mês é relativo ao deferimento da baixa empresarial, apenas 6% do total. Em maio, foram baixadas 224 empresas, sendo 183 empresários, 38 sociedades empresárias limitadas e três empresas individuais de responsabilidade limitada.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Imprimir