Cidadeverde.com

Impasse sobre juiz para processo do estupro coletivo em Castelo do Piauí

Imprimir

Um dos processos de maior repercussão no Estado – o caso do estupro coletivo das garotas de Castelo – está parado aguardando uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Piauí.

A ação parou após o defensor público não aceitar que o juiz Leonardo Brasileiro, que condenou os quatro adolescentes, julgue Adão José de Sousa, 40 anos, apontado como líder dos estupros coletivos contra as meninas. Em julho, o magistrado condenou os adolescentes a 24 anos de internação pelo crime de estupro coletivo, tentativa de homicídio e pela morte da estudante Danielly Rodrigues Feitosa.

O promotor Cezário Cavalcante informou que com o questionamento da Defensoria Público, o juiz reagiu e não aceitou o pedido. Com isso, o impasse foi parar no Tribunal de Justiça.

“Enquanto não houver uma decisão do Tribunal, o caso fica parado. O juiz contestou as alegações da Defensoria e é preciso aguardar uma posição”, disse o promotor.

O defensor argumenta que o juiz Leonardo Brasileiro é suspeito de julgar o caso de Castelo, já que ele citou em sua sentença condenatório dos adolescentes o nome do Adão. 

“O defensor alega que já existe um prejulgamento do juiz para o caso do Adão”, disse o promotor.  

O caso de Castelo foi dividido em dois processos. O dos adolescentes, por serem menores, e outro somente do Adão, que é o único adulto suspeito no estupro. Agora é preciso aguardar para que o juiz conceda uma sentença relativo ao caso do Adão, que está preso no presídio de Altos. 

Adão José da Silva Sousa foi denunciado por porte ilegal de arma, estupro qualificado, homicídio com as mesmas cinco qualificadoras, tentativa de homicídio, corrupção de menores e associação criminosa com aumento de pena por envolvimento de menores. Caso seja condenado por todos os crimes, ele poderá pegar 151 anos e dez meses de prisão, segundo cálculos do Ministério Público Estadual.

Adão teria comando o estupro as quatro jovens e atiradas do Morro do Garrote, em Castelo, no dia 27 de maio deste ano. Uma das garotas morreu.

Falta de energia

Na última quarta-feira (9), o Fórum de Castelo suspendeu audiência em que ouviria Adãode Sousa, devido a falta de energia. Adão é suspeito de assaltar uma gerente do posto de combustível cinco dias antes do trágico crime. A audiência foi transferida para a próxima segunda-feira, dia 21.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais