Cidadeverde.com

Macaco-prego ataca idosos em abrigo da zona Leste e Batalhão Ambiental é acionado

Atualizada às 19h31

O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado depois que um macaco-prego passou a invadir o abrigo para idosos Vila do Ancião, no bairro Socopo, zona Leste de Teresina. Pelo menos seis idosos foram atacados nos últimos três dias e precisaram ser vacinados e ficar sob observação. 

De acordo com os funcionários do local, que hoje abriga 58 idosos, o animal apareceu há cerca de três dias e feriu seis pessoas. Apesar de ninguém ter ficado gravemente ferido, a situação tem causado transtornos. 

Os idosos que foram machucados pelo animal têm tomado a vacina antirrábica e estão sob observação. O macaco foi visto ontem (19), pela última vez, pelos funcionários do abrigo.

Em contato posterior com a TV Cidade Verde, por telefone, a direção do abrigo informou que apenas um idoso teria sofrido arranhões após tentar brincar com o macaco. A equipe de reportagem não foi autorizada a entrar no local porque a diretora não se encontra em Teresina. 

A suspeita dos trabalhadores é de que o animal tenha fugido do Zoobotânico e esteja apenas em busca de comida. Uma situação semelhante ocorreu há cerca de dois anos e um funcionário do abrigo chegou a ser mordido pelo macaco. 

Procurados pelo Cidadeverde.com, funcionários do parque informaram que a vistoria realizada no plantel do Zoobotânico não registrou fuga de nenhum animal. Segundo os servidores, o animal pode estar sendo criado ilegalmente por algum morador da região, mas a situação será apurada. 

A Polícia Ambiental informou que foi acionada há cerca de dois dias e montou uma armadilha no abrigo para tentar resgatar o bicho. Além disso, policiais têm monitorado a área constantemente. O animal ainda não foi visto por funcionários neste sábado (19).

 

Macaco-prego

O macaco-prego é um animal silvestre e sua criação em ambiente doméstico é proibida. Ele é bastante ativo e não se adapta bem a espaços pequenos ou fechados. Adultos, podem atingir até 50 cm e pesar 4,5 kg. O animal se alimenta de frutas, verduras, ovos, pequenos invertebrados e carne. 

 

Maria Romero e Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais