Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre 11 anos do Samu;quase 20 mil atendimentos em 2015

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta sexta(25), destacou os 11 anos do Samu e apresentou números de atendimentos em Teresina e no Estado até agosto deste ano.

Segundo dados da Fundação Hospitalar de Teresina, de janeior a agosto foram quase 20 mil ocorrências atendidas pelo Samu, o número preciso foi 19.906. No mês de agosto, o Samu atendeu 3.167 ocorrências, sendo 3.009 na zona urbana e 158 na zona rural.

As principais causas das ocorrências são: Urgência clínica obstétrica; psiquiátrica; acidente de trânsito; acidente doméstico; agressão física e transferência inter-hospitalar.

Já o número de atendimentos do Samu Estadual, de janeiro a agosto, nos municípios onde existe o Serviço, foi de 32.918 ocorrências, de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí. As principais causas dos atendimentos são: Trauma por acidente de trânsito(16,77%); urgência clínica adulto (16,16%); mau súbito(16,16%); orientação médica(11%). Chama a atenção o fato de ainda existirem trotes para o Samu e em 2015 já aconteceram 135 chamadas falsas.

O telejornal ainda falou sobre o serviço do Samu aéreo, que atende pessoas que precisam ser transferidas com urgência para hospitais de referência. Desde 2013, quando foi criado, foram 268 atendimentos e esse ano já foram registrados 93.

A coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha, foi entrevistada ao vivo no Notícia da Manhã e disse que com o Samu Aéreo as pessoas tem maior sobrevida porque chegam mais rápido aos hospitais. Ela ainda destacou que em 2014 o maior número de transferências feitas foi de neonatos(recém-nascidos).

A coordenadora ainda falou da campanha Samutran, que visa sensibilizar as pessoas com relação ao trânsito. O foco da campanha se deve ao número elevado de atendimento em decorrência de traumas causados por acidentes de trânsito. "Antigamente no Samu, comprovadamente, 85% das ocorrências eram de natureza clínica e hoje as urgências de origem do trauma se sobressaem e a maioria em decorrência de acidentes de trânsito", explicou.

Christianne Rocha informou ainda que a campanha do Samutran será feita anualmente durante a semana nacional do trânsito.

Veja na íntegra a reportagem sobre os 11 anos do Samu!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais