Cidadeverde.com

Junta Comercial reforça parcerias para fortalecimento do Projeto Integrar

O fortalecimento do Projeto Integrar foi tema de reunião, nessa quinta-feira (24), da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e seus parceiros, Sebrae, Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) e Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). No encontro, realizado em Belo Horizonte, a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, e o secretário-geral da Junta, Raimundo Monteiro Júnior, discutiram as necessidades de atualização do projeto em implementação na autarquia de registro. O Integrar é um sistema informatizado que integra os órgãos envolvidos na formalização de empresas numa única plataforma na internet, consoante as diretrizes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Foi assinado um Termo de Compromisso entre a Jucemg, que desenvolveu o Integrar, as demais juntas comerciais aderentes ao projeto, o Sebrae e o Drei, no sentido de que todas as evolutivas agregadas ao sistema, assim como as futuras atualizações, sejam disponibilizadas para as demais autarquias de registro.

“A necessidade surgida em alguma Junta Comercial poderá ser desenvolvida, testada e compartilhada com as demais participantes do projeto. Com isso, o programa sai fortalecido, sendo um compromisso de todos as melhorias desse sistema, que concretiza as políticas de desburocratização e simplificação do registro empresarial instituídas pela Redesim”, explica Alzenir Porto.

A Jucepi aderiu, em 2014, ao Integrar, que complementa o programa Redesim de desburocratização na abertura, alteração e baixa de empresas no Brasil. Desde março deste ano, o sistema é obrigatório para o preenchimento eletrônico do Requerimento de Empresário (RE) e a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), necessários para diversos procedimentos como abertura, alteração e baixas de empresas. A partir de outubro, o sistema ganhará novas funcionalidades como a consulta de viabilidade de nome empresarial e a solicitação do Documento Básico de Entrada (DBE) do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

O Integrar foi desenvolvido pela Jucemg e está sendo difundido pelo Drei, com o financiamento do Sebrae. Em todo o país, seis estados participam do projeto.      


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais