Cidadeverde.com

FMS realiza de 13 a 18 de outubro a Semana do Bebê e da Criança

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza no período de 13 a 18 de outubro a Semana do Bebê e da Criança com o tema “Nascimento e Desenvolvimento Saudável: a importância dos primeiros mil dias”. O prefeito Firmino Filho fará a abertura da atividade, que acontece no dia 13 de outubro, às 8h, na Unidade Básica de Saúde do Poty Velho.

Na abertura da semana será inaugurada uma brinquedoteca na Unidade de Saúde e acontecerá o lançamento da Cartilha “Fluxograma de Atendimento – Consulta de Acolhimento Puerperal em Teresina. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Teresina realizará a Semana do Bebê e da Criança com o tema “Nascimento e Desenvolvimento Saudável: a importância dos primeiros mil dias” por ser este o período que compreende os 270 dias da gestação e 730 dias relacionados aos dois anos do bebê, contabilizando os primeiros mil dias da criança.

“Os primeiros mil dias de vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento físico e mental e essenciais para o seu futuro, já que a maior parte do desenvolvimento do cérebro acontece antes que a criança atinja três anos de idade. É um período em que a criança desenvolve suas habilidades de pensar e falar, aprender e raciocinar, e lançam os alicerces para seus valores e comportamentos sociais quando adultos. Portanto, faz-se necessário discutir temas e garantir ações que tragam impacto positivo na saúde e desenvolvimento dessas crianças”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS.

A Semana do Bebê e da Criança é uma ação que envolve os setores da saúde, educação e assistência social. No decorrer da semana serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município.

Durante toda a semana será realizada uma série de atividades entre palestras, rodas de conversas, consultas puerperal, exposição de vídeos lúdicos e educativos, atividades físicas, além de distribuição de materiais educativos com informações importantes para a promoção da saúde do bebê e da criança.

“A atenção à primeira infância faz-se importante, pois os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. Daí a importância de sensibilizar os pais com esta semana”, afirma Raniere Santana, chefe Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da FMS.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais