Cidadeverde.com

Cineas conversa com psicóloga sobre educação das crianças

Neste sábado(10), o Conversa na Calçada do programa Feito em Casa girou em torno do tema: como educar seus filhos. A atração recebeu a psicóloga Adriana Lemos para falar sobre o assunto.

Adriana destacou que os pais precisam impor limites aos filhos. "Dizer não é também uma forma de amor e a pessoa precisa receber um não na vida para aprender a se relacionar com os outros", falou.

A psicóloga também emitiu sua opinião sobre a palmada. Após ouvir Cineas Santos dizer que é de um tempo que pai nem diiscutia e que as palmadas que ele e os irmãos levaram em casa não os fizeram frustrados, infelizes ou magoados, a especialista relembrou a sua educação na infância, onde , segundo ela, bastava um olhar do pai para saber o que tinha que fazer. Dito isso, ela explicou que não se deve ensinar através da dor e do sofrimento, é preciso ter firmeza na educação. "Você pode ser firme sem ser violento", concluiu.

Outro aspecto da educação das crianças abordado foi a forma atual que os pais chamam seus filhos, de príncipe e princesa. A psicóloga considera isso uma atitude inconsciente, mas que por trás traduz uma criação de filhos como reizinhos, sem limites e mandão.

Durante a conversa foi discutido também como ocupar o tempo da criança. Para a psicóloga, hoje as crianças deixaram de ser crianças. "Elas não brincam, tem agenda!", enfatizou.

E sobre atividades que as crianças podem fazer em casa, Adriana Lemos aconselhou aos pais delegarem pequenas funções, como arrumar a cama, colocar roupa no cesto de lixo e encher o litro de água. Segundo ela, são pequenas coisas que a criança vai aprendendo, que servirá para a vida adulta.

Encerrando a conversa, Cineas Santos quis saber a opinião da psicóloga sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para ela, um documento super importante porque garante direitos, mas ressaltou que alguns pontos precisam ser revistos. Cineas concordou e completou: "É preciso que o Estatuto seja revisto e adequado à realidade do momento".

Veja na íntegra a entrevista!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais