Cidadeverde.com

FMS faz busca ativa de mulheres que precisam fazer mamografia

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em alusão ao Outubro Rosa, está realizando, através das Equipes de Saúde da Família (ESF), a intensificação da busca ativa das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade para que todas realizem o exame clínico de mamas.

Todo mês de outubro existe o movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. “Com a busca ativa dessas mulheres temos como objetivo principal fazer com que até o final deste ano todas elas tenham consulta agendada para realização da mamografia, prevenindo ou fazendo o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica Marino Neto, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da FMS.

Ele fala ainda que a FMS sempre realiza atividades voltadas à saúde da mulher. “Teresina vem alcançando bons resultados. Em dois anos, a Fundação Municipal de Saúde registrou a redução da mortalidade materna em 72,5%. A diminuição é um reflexo de uma série de ações que acontecem na atenção básica de saúde”, afirma. Dados indicam que Teresina passou de 13 óbitos maternos em 2012 para 3 em 2014.

As mulheres de todas as faixas etárias recebem atenção à saúde. “Estamos concluindo cronograma de visitas às escolas para imunizar as garotas entre nove e 11 anos de idade contra o papilomavírus humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero”, lembra Mariano Neto.

SAÚDE DA MULHER

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as mulheres fazem todo o pré-natal, com a realização de todas as consultas e exames. E com a implantação da Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco, um protocolo é utilizado para acolher as gestantes e classificar os riscos de cada gestação, na intenção de evitar aborto, complicações na gravidez e no parto, bem como a mortalidade neonatal. 
 
 “A FMS busca melhorar ainda mais o atendimento à gestante com diversas ações: implantamos a vacina contra a coqueluche, o teste rápido de gravidez (a mulher pode diagnosticar em 10 minutos se está grávida e já começar o pré-natal na UBS) e a inserção da Eletroforese de Hemoglobina nos exames de pré-natal (procedimento que faz o diagnóstico de doença falciforme)”, destaca Smithanny Barros, diretora de ações assistenciais da FMS.
 
A FMS mantém parceria com as maternidades visando um acolhimento completo às gestantes, com a indicação prévia do local do parto, o que garante tranquilidade à família da parturiente. Caso seja comprovada alguma situação de risco, a paciente é referenciada para o ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que fará o acompanhamento. À medida que as pacientes passam de alto risco para leve são contra referenciadas para o acompanhamento das equipes de saúde da família novamente.
 
As equipes do Programa Saúde da Família têm papel importante na prevenção e cuidados coma mulher. “Por exemplo, quando a parturiente tem alta, a primeira consulta do bebê já fica agendada na Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa da mãe. Estamos também com o Plano de Vinculação da Gestante, que distribui cartilhas informativas e ilustrativas às gestantes para esclarecê-las ainda mais sobre o acesso delas à rede de saúde, desde o pré-natal até a maternidade onde será realizado o parto”, informa Smithanny Barros da Silva.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais