Cidadeverde.com

Cajuína do Piauí é destaque em feira de negócios internacional

Imprimir

A cajuína do Piauí é destaque no Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação, Sirha, maior feira de negócios de foodservice do mundo. O evento acontece pela primeira vez no Brasil, sendo sediado no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Rio de Janeiro, criou um espaço na feira, que teve início hoje (14) e segue até sexta-feira (16), onde estão presentes pequenos produtores brasileiros, que apresentam produtos únicos, de diferentes regiões do país.

A Cajuína Cristal, fabricada em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi selecionada pelo comitê organizador da Sirha Rio para representar o Estado nesse grande evento, que é referência mundial em gastronomia.

“O comitê organizador do salão buscou produtos diferenciados em cada Estado para destacar os aromas e sabores que caracterizem a cultura gastronômica do Brasil. Do Piauí, o produto escolhido foi a cajuína, especificamente a marca Cristal, uma cajuína orgânica fabricada na região norte do Estado, dentro dos mais altos padrões de qualidade”, afirma a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

Ainda segundo Geórgia, o Sebrae no Piauí desenvolve uma série de ações para o fortalecimento da cajucultura no Estado, com destaque para as atividades junto às indústrias de cajuína que, com o apoio da entidade e de parceiros e com o emprenho dos produtores, tem conseguido chegar mais longe. “Recentemente, esse produto recebeu duas certificações de qualidade, a de Indicação Geográfica, concedida pelo INPI; e de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, título do IPHAN”, completa.

Para Josenilto Lacerda, proprietário da Cajuína Cristal, essa é uma oportunidade não apenas de fortalecer a marca, mas de posicionar a cajuína do Piauí como produto de referência da cultura gastronômica brasileira. “Ações como essa contribuirão para o fortalecimento das cerca de 300 fábricas de cajuína existentes no Estado, incentivando a melhoria da qualidade desse produto, que já é patrimônio cultural imaterial do Brasil”, destaca.

O evento reúne os mais famosos chefs de cozinha do mundo, fabricantes de equipamentos, profissionais dos setores de restaurante e hotelaria, além da imprensa internacional especializada. Vários eventos paralelos ocorrerão como parte da programação do salão como, por exemplo, a seletiva nacional do Coupe du Monde de La Pâtisserie e o Bocuse d´Or, que são competições gastronômicas mundiais.

Segundo o presidente do Sirha, chef Claude Troisgros, a exposição e a feira de negócios é uma oportunidade ímpar para que tomadores de decisão nas indústrias de hotelaria e de serviços de alimentação possam enriquecer as suas ofertas de serviços, descobrir os mais novos conceitos e as tendências mundiais.

O Sirha Rio é uma realização da Fagga Exhibitions com patrocínio master do Sebrae e de outras entidades e empresas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais