Cidadeverde.com

População se divide em audiência sobre construção de terminal em praça do Parque Piauí

Imprimir

Fotos: Lucas Marreiros/Cidade Verde

Durante audiência pública realizada na tarde desta sexta-feira (16), no escolão do Parque Piauí, líderes comunitários, moradores e autoridades divergiram sobre o futuro da Praça das Ações Comunitárias, onde a Prefeitura de Teresina pretende construir um terminal de integração do transporte público. 

Na audiência, proposta pelo vereador Gilberto Paixão (PT), estiveram presentes também os vereadores Tiago Vasconcelos (PSB) e Teresa Britto (PV). Representou a prefeitura o secretário de planejamento, Washington Bonfim. 

Após o discurso das autoridades, houve momento reservado para que a comunidade apresentasse suas propostas e opinões. Foi quando os ânimos se exaltaram. O líder comunitário Zé da Cruz se mostrou favorável a construção do terminal. "Temos que pensar em todos que pegam ônibus. E o projeto prevê a compensação  (das árvores)", pontuou. 

A população presente se mostrou dividida sobre a questão. Enquanto uns protestavam contra o discurso de Zé da Cruz, outros apoiavam. 

A professora Lourdes Melo falou em seguida e foi contrária a opinião do líder comunitário. "O maior matador de árvores daqui é o prefeito Firmino Filho e não podemos concordar com isso. Não somos contra o terminal. Gastando um pouco mais, dá para que ele seja feito do outro lado", afirmou. 

Durante a reunião foram citados exemplos de outros bairros onde estão sendo implantados terminais. "Já houve desmatamento no Bela Vista e no Dirceu. E agora querem fazer isso aqui no Parque Piauí", disse a professora Lourdes Melo. 

Moradores do bairro da zona Sul da capital aproveitaram a audiência para defender a preservação da praça. "Eu sou moradora há 48 anos e me sinto envergonhada porque muitos moradores não têm o sangue do bairro nas veias. Querem apagar nossa história. Em cada praça tem um pouco da história do nosso bairro. Nós precisamos do terminal, mas não em cima da nossa história", disse Socorro Fontenele.

A parte que se mostrou a favor da construção do terminal é de bairros mais afastados do Centro da cidade. Eles argumentam que a obra vai facilitar a mobilidade e proporcionar maior conforto para quem mora longe. 

Lucas Marreiros (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais