Cidadeverde.com

Doutor Joaquim Parente fala sobre pré-natal no Notícia da Manhã

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta terça(20), falou sobre a importância do pré-natal no quadro Saúde. O médico obstetra, Joaquim Parente, esteve no telejornal e esclareceu dúvidas sobre o assunto.

Segundo Joaquim Parente, o ideal é que toda mulher, quando pensar em engravidar, comece a fazer sua avaliação pré-concepcional, que identificará doenças pré-existentes ou vai prepará-la do ponto de vista orgânico e psicológico para a gestação. O médico destacou que a partir dessa avaliação, a mulher começa a receber medicamentos preventivos contra determinados tipos de má formação.

Durante o quadro foram apresentados os exames necessários, que toda grávida precisa fazer. São eles: Hemograma completo; exame de glicemia; sistema ABO e fator RH, que define o tipo de sangue da mãe e é importantíssimo, pois se uma gestante é sabidamente RH negativo e o esposo RH positivo existe possibilidade da criança ser RH positivo e isso aumenta a chance da sensibilização materna contra o RH, explicou o médico.

Também são necessários exames de sorologia para o HIV e VDRL, que determina a sífilis; reação para a toxoplasmose e rubéola; sorologia para as hepatites B e C e para citomegalovírus. Além de exames de urina, fezes e ultrassonografias.

Joaquim Parente informou que a ultrassonografria deve ser feita precocemente para definir a idade gestacional e que no terceiro mês, entre a 11ª e 13ª semana, é preciso fazer a primeira ultrassonografia morfológica para definir possíveis alterações. Ele também afirmou ser importante, em torno da 20ª semana, fazer novamente a morfológica, pois indicará ou não a existência de má formação.

Veja na íntegra a entrevista sobre pré-natal com o doutor Joaquim Parente!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais