Cidadeverde.com

Sarau fará ocupação com atividades culturais na estação Ferroviária de Timon

Nesta quinta-feira (22), a partir das 19h, acontecerá o sarau “Estação das Flores”, um movimento de ocupação com atividades culturais na estação Ferroviária de Timon. O local, ponto histórico da cidade, está ocioso e a proposta é de realizar ações para envolver a comunidade.

No sarau será realizado apresentações musicais, declamação de poesias, exposição e telas serão grafitadas ao vivo por artistas que colaboram com o movimento. Durante o evento, uma geladeira será pintada e transformada em biblioteca livre e o objetivo é incentivar a leitura.  O material será doado para a comunidade e quem tiver interesse em doar procure a organização do evento ou leve um livro para o sarau.

O local, que primeiro ganhou o nome de Cajazeiras, foi construída em 1895 como ponto final da então estação Ferroviária, que ia de Caxias a Cajazeiras. Mais tarde, a estação foi renomeada como Flores.

A estação de Timon foi inaugurada oficialmente no dia 29 de outubro de 1948, já que funcionava desde o final de 1947. Atualmente a estação está praticamente abandonada e por lá só trafegam trens cargueiros da CFN.

O prédio pertence à União e é responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e hoje encontra-se inativo. “O local tem valor histórico e faz parte da memória afetiva das pessoas da cidade e se encontra em uma comunidade carente”.disse Carla Senna, uma das organizadoras  do evento

A ocupação é proposto por produtores independentes, envolvendo artistas, grupos culturais, coletivos e comunidade, tendo como objetivo principal concretizar neste local atividades culturais para a comunidade .

“As ações e atividades relacionadas à ocupação cultural estão sendo desenvolvidas de forma autônoma e independente, não sendo financiada ou guiada por qualquer partido político ou gestão governamental”, disse Carla Senna, uma das idealizadoras do projeto.

A ocupação cultural “Estação das Flores” pretende realizar atividades no prédio durante a semana. Serão realizados saraus nas quintas-feiras e nas terças-feiras atividades direcionadas para crianças como contação de histórias , teatro e cinema. As atividades vão ser desenvolvidas em baixo da árvore e no prédio da estação.

“Pretendemos ocupar o espaço e dar a comunidade oportunidades culturais próximo as suas residências e aproveitar a melhor forma o predio da estação e os espaços disponíveis na cidade. O projeto de ocupação será elaborado em consonância com a realidade local, tendo como foco a abertura de diálogo e ação com a população do entorno”. Ressaltou Liana Santana uma das idealizadoras do evento.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais