Cidadeverde.com

3ª edição da Roda de Poesia acontece hoje no Espaço Trilhos; veja atrações

Imprimir
  • roda8.jpg
  • roda7.jpg
  • roda6.jpg
  • roda5.jpg
  • roda4.jpg
  • roda3.jpg
  • roda2.jpg
  • roda1.jpg

Um momento em que a poesia grita, se expõe, circula e é debatida num mesmo espaço de vivência coletiva. Assim é o projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação que chega à terceira edição no Espaço Cultural Trilhos, nesta sexta-feira (23) com programação a partir das 18h30. Com o objetivo de apresentar a poesia em variadas linguagens artísticas o projeto traz uma programação totalmente gratuita, com Exposição Poético-visual, Sarau literário, Feira: Vendas, trocas & afins, Roda de conversa e projeções. 

O projeto é uma ação coletiva, colaborativa e independente de escritores e produtores culturais, que busca firmar um ponto e um momento de vivência, apresentação, exposição e debate sobre a poesia contemporânea brasileira no centro de Teresina. Agregando artistas, gerando conexões e ampliando públicos e percepções artísticas. 

Alcançar leitores, transcender públicos e espaços, gerar conexões são objetivos da Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, segundo explica o produtor cultural João Henrique Vieira, um dos coordenadores do projeto.

“Quando penso a Roda de Poesia imagino a possibilidade de variados públicos circularem no mesmo ambiente, por isso pensamos uma programação que começa cedo, a partir das 18 horas, e vai até mais tarde da noite, com isso tanto o público estudantil, trabalhadores do comércio e o público geral podem participar em alguns dos momentos da programação”, afirma João Henrique.

Para o poeta e também organizador do evento, Lucas Rolim, a Roda de Poesia criar espaços onde a arte e a poesia possam se expressar, transitar e interagir com o público.

“A experiência que o Roda proporciona é de mostrar ao público a sua arte, seja em palavras ou imagens, e expressar os gritos poéticos presos na garganta. O Piauí é pai de grandes poetas, fotógrafos, desenhistas, artistas com grande potencial e o Roda representa a reunião desses artistas numa noitada de muita poesia e arte”, afirma Lucas Rolim.

O Sarau

Quando a poesia sobe ao palco vira festa, é o que acontece com o sarau da Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, regado a sonoridades, entre guitarras, tambores e percussões onde se resgata o fazer e recitar poético, momento em que o poeta se expõe no corpo e nas palavras. O poeta e também organizador do projeto Demetrios Galvão destaca a importância do Sarau como momento de confluência e interação.

“Os saraus são eventos importantes para o cenário literário local. São o lugar de encontro entre os escritores e os leitores e também a vitrine para a produção local. A Roda de Poesia Tensão, Tesão e Criação cumpre um papel muito importante, pois fomenta o debate literário e se conecta com linguagens artísticas. A tensão e o tesão convergem na criação coletiva que se materializa na formação da noite, da roda e da poesia emanada por todos os lados”, comenta Demetrios.

Gerar debates e conexões

Desde a primeira edição (em 21 de agosto) que o projeta Roda de Poesia cria conexões entre gerações, linguagens e cenários artísticos variados, juntando num mesmo ambiente artista iniciantes com artistas consagrados, artistas locais e de outros estados, como é o caso da exposição poético-visual, em que já colaboraram autores e artistas visuais de Teresina, Caxias, Salvador, Belém, São Luís, entre outros lugares e da Roda de conversa que traz para o debate autores locais e nacionais. “Um dos objetivos do Roda de Poesia, enquanto um projeto contínuo, é criar conexões com artistas de outros estados, outras cenas artísticas, misturando gerações, conceitos. Com isso colocamos nossa produção cultural em diálogo com a produção de outros lugares. Com isso, o público pode conhecer outras realidades e criar suas próprias conexões”, explica João Henrique Vieira.

Em um processo contínuo, o projeto cresce a cada edição, proposta artística realizada, lançamento de obra ou sebo que participante da Feira realizada durante o evento. O projeto se desenvolve gerando um ambiente de interação e formação. Ariadne Chaves, também coordenadora do projeto, destaca o caráter plural e a interação que ele possibilita.

“É gratificante produzir um vento como o Roda de Poesia que não é apenas literário, mas que reúne uma gama de produções artísticas, diretamente ligadas à cultura em variadas dimensões. A cada edição o evento cresce e é maravilhoso o contato com o público e com os artistas locais ou de fora. Na segunda edição já tivemos a Roda de Conversa que possibilita a formação de novos leitores. O público tem o contato com o autor, como acontece na Feira e na exposição, se não fisicamente, mas com as obras expostas. Também é fundamental poder e ter um evento que não acontece só uma vez no ano, mas sim todo mês, gerando um hábito cultural”, destaca Ariadne Chaves.

 



3° Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação
Espaço Cultural Trilhos
Dia 23 de outubro de 2015
A partir das 18h30
Entrada Gratuita


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais