Cidadeverde.com

José Dirceu prepara a própria defesa dentro da prisão

Imprimir

Às vésperas de completar três meses de prisão, acusado de compor o esquema investigado pela Operação Lava-Jato, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu divide uma cela no Complexo Médico Penal, na Região Metropolitana de Curitiba, com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e com o ex-deputado federal e ex-petista André Vargas, também réus no mesmo caso. Embora mantenha boas relações com ambos, Dirceu dedica pouco tempo aos colegas de cela e passa os dias estudando o teor dos processos nos quais responde por organização criminosa, corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.

Segundo a investigação, Dirceu, que foi preso em 3 de agosto, teria sido beneficiado pelo esquema de desvio de dinheiro público operado na Diretoria de Serviços da Petrobras. Graças ao esquema, o ex-ministro teria recebido mais de R$ 11 milhões em propinas disfarçadas de pagamento por falsas prestações de consultoria, além de ter despesas pessoais, como um jato particular e a reforma de sua casa, pagas pelo esquema.

Ex-ministro estuda processo

Como já fizera no processo do mensalão, Dirceu trabalha ao lado do advogado Roberto Podval na formulação de sua defesa. Formado em Direito, o ex-ministro teve seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil cassado pouco depois da prisão. Ele se queixa de não ter acesso às integras dos depoimentos de delação premiada de outros réus, como o operador Milton Pascowitch, que o incriminaram, e diz que será improvável que não acabe condenado. A expectativa da defesa é que a sentença saia entre o fim deste ano e o começo do próximo, e que, depois disso, Dirceu possa recorrer em liberdade.

Quando não está dedicado aos processos, o ex-ministro costuma ler livros, especialmente biografias. Repete o comportamento que já mantivera ao longo dos dez meses em que cumpriu pena pelo mensalão, em regime fechado na Penitenciária da Papuda (DF), quando chegou a ler 64 livros.

Desde que chegou ao Complexo Penal, Dirceu caminha diariamente pelo pátio e toma banho de sol com outros presos. Nunca foi alvo de hostilidade. Recebe visitas semanais do filho Zeca, da mulher, do advogado Podval e de um médico, que afere sua pressão arterial, controlada com ajuda de medicação. A filha mais nova de Dirceu, de 4 anos, a quem ele é muito ligado, não o visitou por pedido do próprio pai. Visitas de amigos e colegas de partido não são autorizadas pela Justiça.

Dentro do PT, o futuro de Dirceu não deve entrar em pauta no momento

"Não tem nenhuma discussão sobre isso (situação de Dirceu)", afirma Carlos Árabe, secretário de Formação Política do PT, integrante da corrente Mensagem ao Partido, que, historicamente, cobra uma posição mais rigorosa da legenda com militantes envolvidos em questões éticas.

Dirceu não cogita deixar o PT

Pontualmente, alguns líderes petistas consideram que seria conveniente para o partido se Dirceu se desfiliasse, para diminuir os flancos de ataque de adversários. Dirceu não cogita deixar o partido, mas reconhece que se tornou um tema sensível para os correligionários e que o PT vive um momento tão delicado que sequer consegue defender a contento seu principal líder, o ex-presidente Lula, menos ainda poderia fazer qualquer tipo de desagravo ao ex-ministro.

Os petistas avaliam que a situação do ex-ministro é diferente da do ex-tesoureiro João Vaccari, preso desde abril. O presidente do PT, Rui Falcão, tem destacado que Dirceu foi envolvido na Lava-Jato por atividades privadas, enquanto Vaccari estava atuando para arrecadar recursos para o partido. O Código de Ética do PT prevê a expulsão de filiados apenas em casos de condenações definitivas (sem possibilidade de recurso). A regra não foi aplicada ao próprio Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha no mensalão, porque o partido contestou a forma como se deu o julgamento, alegando que os quatro petistas foram condenados sem provas.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais