Cidadeverde.com

Coletores de lixo decidem por fim da greve em audiência na Procuradoria do Trabalho

Imprimir

Atualizada às 18:05 (horário local).

Garis e motoristas da empresa Vega entraram em acordo na tarde desta terça-feira (3) na Procuradoria Regional do Trabalho e decidiram pelo fim da paralisação dos serviços iniciada no último sábado (31). Os trabalhadores reivindicavam por melhores condições de trabalho. Apenas metade da frota de caminhões está funcionando.

Fotos: Lucas Marreiros

Os coletores de lixo de denunciaram ainda que sofrem assédio moral no local de trabalho. Ao todo são 285 funcionários dentre garis e motoristas que trabalham em uma jornada de 7 horas e 20 minutos.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep), Maria José Mesquita, a jornada dos trabalhadores muitas vezes chega a ser de 10 horas por dia. 

Ainda segundo a presidente do sindicato, os coletores e motoristas são proibidos de ter acesso a determinadas locais da empresa e são obrigados a entrar pelo mesmo local onde o lixo passa.

O advogado Kauê Castro, do Seeacep, afirma que outra queixa da categoria é um acordo firmado com a empresa em 2014 e que não foi cumprindo, onde previa 3 coletores por carro. Atualmente, segundo ele, o serviço é feito apenas com 2 profissionais.

Os trabalhadores reclamam ainda que os veículos quebram constantemente por falta de manutenção. A empresa ficou enviar uma nota de esclarecimento à TV Cidade Verde.

Após a negociação feita na PRT, a empresa se comprometeu a realizar um novo treinamento com todos os funcionários acerca do código de conduta da empresa, manter a reserva técnica de pessoal em porcentagem superior ao exigido pelo contrato com a Prefeitura de Teresina.

Além disso, a empresa se comprometeu a monitorar as horas extras, com a finalidade de tentar mantê-las em 20% das horas normais trabalhadas. O PRF se comprometeu a investigar a denúncia de assédio moral feita pela categoria.

Lucas Marreiros (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: grevegaris