Cidadeverde.com

Em Teresina, zonas Norte e Sudeste são áreas com maiores incidências de escorpiões

Imprimir

Profissionais de Saúde no Piauí estaõ sendo capacitado para atuar no controle de animais peçonhentos, com ênfase em escorpiões. A gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Oriana Bezerra, ressalta que na região do Residencial Jacinta Andrade, Grande Dirceu e Satélite são alguns dos locais com maiores demandas. 

O treinamento é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem sido realizado em todo o país. “O objetivo é capacitar os profissionais para a prevenção de situações de risco envolvendo estes animais, cujos venenos podem causar diversos males à saúde, inclusive a morte”, afirma Bezerra.

Os profissionais de saúde estão recebendo, além de aulas teóricas com conceitos básicos de taxonomia para identificação das espécies de importância para a saúde, capacitação para executar ações de captura e manejo desses animais em diferentes ambientes, com atenção especial à zona urbana.

O trabalho teve início no Residencial Jacinta Andrade, onde as equipes realizam coleta em imóveis positivos para a presença dos diferentes tipos de escorpiões que podem trazer problemas para a saúde.

A gerência de zoonoses da FMS já realiza um trabalho de combate aos escorpiões e outras espécies peçonhentas. Os profissionais fazem vistorias aos imóveis com estes animais, analisam a situação de risco, orientando moradores sobre o que pode ser feito para combater o problema.

“O treinamento vem para aperfeiçoar o nosso trabalho, uma vez que definiremos estratégias de captura e de realização do fluxo”, explica Oriana Bezerra. O treinamento segue até a próxima sexta-feira (13).

Oriana Bezerra destaca ainda que, caso se constate a presença de um escorpião, procure a Gerência de Zoonoses. Caso a pessoa seja picada pelo animal, deve procurar imediatamente um posto de saúde. 

"Também é importante não deixar entulho acumulado, fechar todas as frestas, rebocar as paredes e não deixar caixas de gordura abertas ou outros recipientes que atraim baratas, principla fonte de alimentação dos escorpiões", orienta. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais