Cidadeverde.com

Brasil perde bronze na Liga e volta a decepcionar

Imprimir
Na despedida da Liga Mundial de vôlei, já que perdeu para os Estados Unidos na semifinal, a Seleção Brasileira masculina decepcionou mais uma vez a torcida no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e foi derrotado pela Rússia.
 

Silvio Ávila/CBV

Os visitantes venceram a equipe verde e amarela por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 25/19, 23/25 e 25/19, levando o bronze e deixando o Brasil apenas em quarto lugar na competição.

A equipe comandada por Bernardinho tentava o octacampeonato da Liga Mundial, mas foi eliminada pelos EUA. Seria o sexto título seguido do Brasil na competição, já que venceu em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007. Antes disso a Seleção Brasileira foi campeã em 2001 e em 1993 na competição mundial.

Antes de perder para os norte-americanos e para os russos, a última vez que o Brasil havia sido eliminado em casa na Liga foi em 2002, quando perdeu para a própria Rússia, em Belo Horizonte. Os europeus acabaram ficando com o título daquele ano. No entanto, um mês depois, os brasileiros deram o troco na Rússia ao serem campeões do Campeonato Mundial.

Este foi o último jogo da equipe no Brasil antes do embarque para os Jogos Olímpicos de Pequim. Atual campeão olímpico, a Seleção segue entre os favoritos ao título. Na China, os brasileiros terão a oportunidade de devolver o resultado deste domingo, já que enfrentam os russos ainda na primeira fase da competição.

Superados no primeiro encontro da Liga, os russos entraram em quadra determinados a dar trabalho ao Brasil, que novamente começou sem Rodrigão. Com seu sexteto base, lideraram o marcador até que o Brasil conseguiu assumir a ponta com 13/12.

Apesar do equilíbrio na parcial, a Rússia construiu uma vantagem de 21/18 e, mesmo com Bernardinho colocando Anderson e Bruno para mudar o ritmo, o Brasil acabou superado. A Rússia tinha o set point no saque de Anderson e não desperdiçou. Kosarev atacou, aproveitando o bloqueio para fechar em 25/23.

Bernardinho manteve os titulares na tentativa de buscar o empate e o grupo começou bem. Depois de liderar até 8/6, a Seleção voltou a apresentar os problemas no passe que já tinha tido contra os Estados Unidos na véspera e caiu de produção. A Rússia assumiu com 12/10 e, após em empate em 15, não deu mais chances aos brasileiros, que cederam mais um set em 25/19.

Sem poder mais contar com o levantador Marcelinho, que deixou a quadra com problemas no pescoço, Bruninho foi acionado na posição em definitivo. Ainda assim, os russos tiveram o controle abrindo 5 pontos de vantagem.

O Brasil não desistiu e a cada bola bem batida, a torcida retribuía com muita animação. Com o incentivo, os brasileiros reagiram marcando quatro pontos consecutivos e encostaram em 17/16, levando o técnico russo ao pedido de tempo.

Ele colocou Tetyukhin para melhorar o passe, mas com Giba sacando, o Brasil fez mais quatro pontos seguidos, abrindo 22/18. Os brasileiros tiveram a chance de chegar ao set point, mas Giba acabou pisando na linha no ataque do fundo.

A bola fora de Mikhaylov deu a chance de os brasileiros fecharem e um ataque de Anderson na bola seguinte garantiu a parcial para a equipe com 25/23. Mas no quarto set, a Rússia teve nova disparada chegando a 8/3 e levando um irritado Bernardinho a pedir novo tempo.

A conversa foi direta com Bruno, mas a situação continuou complicada. Três pontos sofridos e apenas um marcado e o Brasil pediu mais um tempo.

Enquanto o Brasil conversava, os russos trataram de aproveitar as oportunidades, chegando a 12/06 para profunda irritação de Bernardinho. O técnico ainda tentou uma formação com Rodrigão, mas os brasileiros já amargavam 17/9.

Na base da vontade, mas ainda com problemas, os brasileiros buscaram mais uma reação, baixando a diferença que chegou a nove pontos para cinco (21/16). O empenho foi grande, mas insuficiente e a Rússia fechou com 25/19.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: