Cidadeverde.com

Em Teresina, presidente nacional comenta eleições da OAB deste sábado

As eleições da OAB-PI já começaram nesse sábado, desde às 9h e seguem até as 17h. Já em Teresina para votar, o presidente da OAB nacional, Marcus Vinícius, comentou sobre o processo no Piauí dizendo que tem acompanhado, mas que por representar a Ordem nacionalmente, precisa se manter um pouco afastado para não comprometer o pleito. Além disso, ressaltou que não pode externar seu voto para não influenciar as votações.

“Tenho acompanhado, na medida do possível, e como presidente nacional da OAB tenho mantido uma posição de eqüidistância porque não quero desequilibrar o processo local, já que o presidente nacional da Ordem, pelo regulamento geral não pode fazer campanha política. Todo mundo sabe que vou votar aqui no Piauí, mas não posso declarar este voto, para que não haja qualquer tipo de influência no resultado das eleições”, destacou Marcus Vinícius, acrescentando que espera que seja a OAB cada vez mais engrandecida só o fato de a escolha ser feita democraticamente pelos advogados, já é uma vitória dos advogados da OAB do Piauí, muito importante para a sociedade piauiense para a classe dos advogados e precisamos bem cuidar dela.

O presidente disse que as eleições são um meio democrático e que é importante que advogados escolham aquele que melhor possa gerir os destinos da entidade com competência, independência, com atenção aos problemas da classe e com altivez para bem externar publicamente as posições da Ordem. “Têm que ser firmes, com a posição contra governo, contra autoridade, porque a Ordem deve ter um só compromisso, que é com a sociedade que ela deve ser porta-voz e com os advogados, que deve lutar pela valorização. Esperamos que aqueles escolhidos dêem segmento a essa pauta de atuação da OAB”.

A eleições da OAB-PI para o triênio 2016/2018, que acontecem na sede da Ordem hoje, em Teresina, tem dois candidatos que disputam a presidência que são Sigifroi Moreno, ex-presidente da OAB no triênio 2010/2012, tendo como vice Chrystianne Moura Fonseca, e Francisco Lucas, conhecido como Chico Lucas, com seu vice Lucas Villa.

Na formação da chapa, também estão três Conselheiros Federais, Conselho e Diretoria Seccional, Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e Subseções da OAB-PI. As votações no Piauí, acontecem também em onze subseções em municípios do Estado.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais