Cidadeverde.com

Piauí tem a segunda menor taxa de divórcios do Brasil, diz IBGE

Imprimir

Somente 1,31% dos casais piauienses em uniões legais divorciaram-se no ano de 2014, segundo as Estatísticas do Registro Civil divulgadas nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a segunda menor taxa de dissolusões de casamentos do país, atrás apenas do Amapá (1,02%). O Piauí tem também o tempo mais longo de casamento registrado no momento do divórcio, a média é de 18 anos. 

No ano passado, o Piauí registrou 2.102 divórcios em números absolutos. Em todo o Brasil, foram 341.181 separações legais. Quanto à quantidade de casamentos no Piauí, no ano passado foram 12.252 registrados. 

O IBGE destaca o aumento significativo nas dissoluções dos casamentos nos últimos anos, em todo o país, e atribui o crescimento à "uma gradual mudança de comportamento da sociedade brasileira, que passou a aceitá-lo com maior naturalidade e a acessar os serviços de Justiça de modo a formalizar as dissoluções dos casamentos". 

A publicação da Lei n. 11.441, de 04.01.2007, que passou a permitir a realização dos procedimentos de separação e divórcio consensuais pela via extrajudicial, sem interferência do Poder Judiciário, é apontada pela pesquisa também como um dos motivos de acréscimo. Enquanto em 2008 a média era de 1,5% de divórcios no país, em 2014 o índice foi de 2,4%. 

Ainda relacionado ao divórcio, com relação à guarda dos filhos, o Piauí registrou um percentual de 86,7% de mulheres e de 5,2% de homens com a guarda de filhos. Em 7,3% dos casos, a guarda é compartilhada.  

Tempo de casamento 

Enquanto a média de duração do casamento no Brasil, no momento do divórcio, foi de 15 anos, o Piauí registrou a maior média do país, com três anos a mais. No estado, os casais geralmente se separaram após 18 anos de casamento no ano passado.

O Acre registrou a menor média, com a maioria das separações ocorrendo após apenas 12 anos de união matrimonial, cinco anos menos que o Piauí.

Casamento gay

Entre pessoas do mesmo sexo, o Piauí teve um percentual de 2,1% do total de uniões registradas. Ao todo foram 14 casamentos entre pessoas gays, sendo 13 entre parceiras do sexo feminino e um de sexo masculino. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais