Cidadeverde.com

Mais de dez gatos são achados mortos na zona Norte e moradores creem em envenamento

Imprimir

Moradores da rua Irmã Catarina Levrine, no bairro Memorare, zona Norte de Teresina, ficaram muito assustados quando saíram de casa na manhã desta sexta-feira (4). Mais de 10 gatos foram encontrados mortos em um terreno baldio e nas calçadas das residências. Os vizinhos desconfiam de envenenamento, mas ainda não têm suspeitas de quem pode ter envenenado os animais. A Polícia Ambiental orienta a procurar a delegacia da área. 

De acordo com o grafiteiro Claudemir Rodrigues, morador da rua, os animais foram encontrados pelos moradores nas primeiras horas da manhã de hoje. Muitos já foram encontrados mortos e outros com sintomas de envenenamento. 

"Foi muita maldade, a gente não tem ideia de quem poderia fazer isso com os gatinhos. Tem uns cambaleando e os que morreram estão com umas carinhas assustadas, sem marcas de sangue ou de violência, então achamos que foram envenenados", informou. 

O pai de Claudemir, Luís Rodrigues, declarou estar muito surpreso com o ato cruel. "Eles andavam nos telhados, às vezes mexiam nas telhas, mas eu jamais teria coragem de fazer uma coisa dessas com eles", disse. 

Os vizinhos ainda não buscaram a polícia e aguardam a chegada da proprietária de pelo menos cinco dos animais, para que tome as providências. O cabo J. Augusto, do Batalhão de Polícia Ambiental, orientou que a denúncia seja feita à delegacia da área. 

"Os moradores ou donos dos animais podem denunciar ao delegado, sabendo ou não quem foi o autor do envenenamento. É um crime de maus tratos, a delegacia vai investigar e apurar quem foi o autor e esta pessoa pode ser punida", declarou. Quanto aos animais que apresentam sintomas de envenenamento e que não morreram, a orientação é para que procurem um médico veterinário imediatamente. 

O crime de maus tratos é previsto pela Lei Federal Nº 9.605, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. O artigo 32 da lei caracteriza como crime "praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais