Cidadeverde.com

Especialista explica importância de tratar os dentes na gestação

Imprimir

Nesta terça(8), o quadro Saúde do Notícia da Manhã falou sobre os cuidados que a mulher deve ter com a saúde dos dentes durante a gravidez. Segundo dados de uma pesquisa da USP, a maioria das mulheres não vai ao dentista no período gestacional(73%). Muitas acreditam que não há necessidade(32,9%); outras não vão por causa de mitos e crendices(16,4%); porque não têm dinheiro, vontade ou tempo(15,1%), e porque têm medo(8,2%).

No estúdio a odontóloga, Marta Canuto, explicou a importância do pré-natal odontológico, uma recomendação atual da Organização Munidal da Saúde.A especialista falou que toda mulher grávida tem alteração hormonal e isso faz com que tenha pré-disposição a apresentar gengivite e periodontite, que, segundo Marta Canuto, são doenças consideradas crônicas, que liberam bactérias e citocinas no organismo, podendo levar a um parto prematuro ou a criança nascer com baixo peso ou até vir a óbito ao nascimento.

A dentista disse que o ideal é que toda grávida faça um pré-natal odontológico a partir do segundo trimestre da gestação. Ela explicou que o tratamento dessas doenças é simples e passa por uma higienização correta dos dentes, com o uso do fio dental.

Para a especialista, a maioria das mulheres deixa para procurar atendimento odontológico após a gestação por medo e falta de orientação."O certo é fazer o serviço durante a gestação. Não existe nenhuma área da odontologia que não possa ser tratada durante a gestação", falou.

Veja na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais