Cidadeverde.com

Atenção homens! Saibam como diminuir o brilho e a oleosidade do rosto

Imprimir

Você vive com a cara brilhando mais do que piso encerado? Como sabemos que você não é amigo de rituais complicados, sugerimos uma rotina de limpeza e hidratação que ajuda a controlar a oleosidade e o brilho do rosto.

Pela manhã, mal tomou o primeiro cafezinho do dia no trabalho, sua cara já está brilhando mais do que assoalho encerado. À noite, então, parece mais gordurosa do que um torresmo. Excesso de brilho e oleosidade é um problema masculino por excelência, principalmente por causa da ação dos hormônios. “No rosto masculino, o nível de testosterona é dez vezes maior do que nas mulheres, e a produção sebácea é duas vezes maior”, explica a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, integrante do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e da Clínica Ephesus, em São Paulo.

Para muitos homens, o excesso de secreção sebácea não é só um problema estético. Drenado para a superfície da pele, o sebo fecha os poros, causando inflamação e as temidas espinhas. E não só. “Os poros obstruídos impedem a saída dos pelos da barba. O resultado é inflamação e encravamento”, diz Daniela.

Por mais que você passe sabonete várias vezes por dia, parece que a oleosidade aumenta? Por incrível que pareça, excesso de limpeza piora o problema. “Lavar o rosto muitas vezes ao dia provoca o chamado ‘efeito rebote’, que traz de volta todo o óleo que foi retirado com água e sabonete”, continua a médica. “Isso acontece porque as glândulas sebáceas produzem ainda mais óleo para compensar o ressecamento provocado pela retirada do sebo cutâneo, que serve como hidratação e proteção da pele.” E não adianta lavar a cara só com água, porque o efeito é o mesmo.

Como sabemos que você não é amigo de rituais complicados, sugerimos uma rotina de limpeza e hidratação que ajuda a controlar a oleosidade e o brilho do rosto. Além de regular a produção de sebo, esses cuidados eliminam o acúmulo de sujeira da poluição, que contamina a pele e pode piorar a acne. Mas atenção: adote esse ritual duas ou três vezes por dia — no máximo —, justamente para evitar o efeito rebote.

 

 

SUA ROTINA DE CUIDADOS ANTIBRILHO

•         Lave o rosto com sabonete neutro, específico para essa finalidade (não use o mesmo que usa para o corpo), em barra, gel ou espuma. “Os mais recomendados contêm ácido salicílico ou glicólico, que ajudam a diminuir a acne”, diz a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel.

•         Esfolie o rosto uma ou duas vezes por semana. Os produtos esfoliantes eliminam não apenas sujeira e oleosidade, mas também células mortas da camada superficial da pele, pela ação de microesferas. Deixam a pele mais lisa e macia, facilitam o barbear e contribuem para prevenir pelo encravado, cravos e espinhas.

•         Depois de se barbear, aplique pós-barba para hidratar a pele. “Esses produtos têm substâncias hidratantes, calmantes e antissépticas, que aliviam a irritação causada pela lâmina e previnem a inflamação dos folículos onde nascem os pelos”, lembra a médica.

•         Aplique hidratante depois de lavar o rosto. A hidratação é muito importante para todos os homens, mas em especial para aqueles que têm a pele mais oleosa, pois impede que as glândulas sebáceas trabalhem mais para compensar o ressecamento. “Prefira loções ou géis, que são menos gordurosos do que os cremes”, sugere a dermatologista.

•         Use filtro solar — porque é fundamental para se defender da radiação que causa manchas, rugas e envelhecimento precoce. Mas para a pele do homem o produto deve ser em gel ou loção fluida, para a pele não ficar ainda mais oleosa.

Fonte: Homem no Espelho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais