Cidadeverde.com

Fifa manda clubes liberarem atletas sub-23 para as Olimpíadas

Imprimir
Fifa obrigou que os clubes liberem todos os jogadores menores de 23 anos que forem convocados por suas seleções para os Jogos Olímpicos de Pequim, conforme nota divulgada nesta quarta-feira. Três clubes europeus se recusavam a fazê-lo. O comunicado afirma que a decisão em favor das seleções olímpicas foi tomada por Slim Aloulou, membro do Comitê do Status dos Jogadores.  

 Os clubes alemães Werder Bremen e Schalke 04, junto com o espanhol Barcelona, alegam não ter obrigação de liberar seus atletas porque as Olimpíadas não são parte do calendário internacional de jogos da Fifa. Diego e Rafinha, da seleção brasileira, deixaram seus clubes e atenderam à convocação. Já o meia argentino Lionel Messi, preferiu continuar a pré-temporada com o clube catalão.

A Fifa afirmou que, na avaliação de Aloulou, "o calendário internacional de partidas não é relevante para estabelecer se os clubes são obrigados a liberar jogadores".

Desde Seul 1988, os clubes sempre aceitaram liberar seus atletas sub-23 para os Jogos. "Diante da prática tradicional e inconteste, ele considerou que o recuso à lei habitual se justificava", acrescentou a nota. O texto diz também que disputar os Jogos é uma "oportunidade única" para todos os atletas, e que "não seria justificável impedir qualquer jogador menor de 23 anos de participar de tal evento".

O Werder e o Schalke já recorreram à Corte Arbitral do Esporte contra a convocação do meia Diego e do zagueiro Rafinha, respectivamente, para a seleção brasileira. A Corte disse na semana passada que aguardaria a decisão final da Fifa antes de examinar o caso.

O Barcelona, que tenta evitar a convocação do atacante Lionel Messi pela Argentina, disse na segunda-feira que também recorrerá à Corte em caso de decisão negativa da Fifa.

O torneio olímpico de futebol vai de 6 a 23 de agosto, período em que muitos times europeus iniciam os campeonatos nacionais ou disputam eliminatórias para as competições continentais.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: