Cidadeverde.com

Processo de limpeza e remoção de dunas está sendo feito no litoral

Imprimir

Uma série de ações como limpeza, remoção de dunas, dedetização e desratização de barracas do orla estão sendo feitas no litoral piauiense neste fim de ano, já que ele é destino certo de centenas de pessoas e o fluxo de turistas aumenta no período. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Estadual de Turismo do Piauí e acontece em várias frentes.

De acordo com o secretário Estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, o órgão já realizou reuniões com os mais diversos órgãos do Governo para definir as estratégias de atuação. Órgãos como Detran, Agespisa, Cepisa, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Cultura e outros estiveram presentes nos encontros.

Paralelo a isso, a Secretaria de Turismo está concluindo o processo de remoção das dunas que invadiram a Orla de Atalaia, bem como todo o trabalho de limpeza. “Essa, na verdade, é uma função do município, que é a limpeza pública, mas fizemos esse trabalho para que o turista que visite o nosso litoral não tenha problemas. Fizemos também os serviços de dedetização e desratização de todas as barracas da Orla, além do roço e capina manual do entorno”, elencou o secretário, ressaltando que as máquinas permanecem na Orla para continuar fazendo a remoção das dunas, sempre que necessário.

Flávio Júnior lembrou que, por conta dos ventos, constantemente se tem as dunas invadindo a estrada e que a Secretaria de Turismo realizou esse trabalho de desobstrução também, com caminhões removendo as areias das dunas. “Estamos trabalhando diariamente para garantir a estrutura necessária para o nosso turismo. Os desafios são muitos, mas temos um litoral belíssimo. Nossas belezas naturais encantam a todos”, destacou o secretário.

Na última semana já fora realizado pela empresa contratada a retirada das dunas da BR’s que dá acesso ao Posto dos Tatus, acesso obrigatório para o Delta do Parnaíba, roteiro turístico obrigatório para uma das maiores riquezas naturais do Brasil. A ação continua com a retirada das dunas da estrada que dá acesso ao Portinho e das BR’s que dão acesso a Praia Macapá e Praia Barra Grande no período de festividades natalinas e de final de ano.  

“Outro serviço já contratado, como afirmado anteriormente, fora a limpeza da Orla de Atalaia, diariamente, incluindo a retirada da areia da BR e o recolhimento dos lixos das Barracas da Praia, serviço este que nos próximos dias será concluído, proporcionando bem estar a todos que visitam nosso litoral”, pontuou o Secretário.

A Setur fez também a contratação de uma empresa para fazer a iluminação da Orla, garantindo mais segurança e deixando o local ainda mais bonito. “Até quarta-feira esse trabalho de iluminação estará concluído”, garantiu.  Ainda, de acordo com ele, todo esse trabalho envolveu a comunidade e os comerciantes locais. “Estivemos reunidos com eles, reimplantamos o Comitê Gestor da Orla de Atalaia, justamente para discutirmos as melhores alternativas e soluções para o local”, disse ele.


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais