Cidadeverde.com

Humberto Martins: “não aceitaria fazer um gay na TV”

Imprimir

Fotos: Stefano Martini/Ed. Globo

Humberto Martins, de 54 anos, já viu seu carro ser quase virado por fãs descontroladas implorando atenção, após aparecer descamisado nas novelas. O ator foi símbolo sexual da TV Globo nos anos 90. “Sabe essa gritaria com o Justin Bieber? Era mais ou menos por aí”, relembra. A partir da primeira metade dos anos 2000, Humberto decidiu mudar o rumo da carreira. “Eu estava de saco cheio daquilo”, desabafa. Enfrentou resistência de autores, até que tomou uma difícil decisão: a de se autossabotar fisicamente. Parou de malhar e, consequentemente, ganhou uns quilinhos. A virada em sua carreira aconteceu em 2005, emAmérica. Desde então vem recebendo elogios por sua atuação. No ar como o empresário Germano, de Totalmente Demais, ele comemora a bem-sucedida carreira.

 

Pai de três filhos, Thamires, de 26 anos, e Humberto, de 18, do casamento com Ana Lúcia Mansur; e Nicolle, de 8, com a jornalista Andréa Abrahão; o ator namora há quatro anos a atriz Marcia Del Anillo. “Já traí quando era mais novo, tinha seis namoradas (risos), mas há muito tempo tenho a consciência de não fazer mais isso”, revela.

Houve uma mudança no perfil de seus personagens a partir da novela América (2005). Você deixou, por exemplo, de aparecer sem camisa. Foi decisão sua?
Foi, mas a TV Globo já sabia. Eu estava trabalhando com
Carlos Lombardi (autor) há 13 anos. Ele sempre escreveu papéis muito bons para mim. Aliás, muito da minha fama é por causa do Lombardi e dos personagens que me foram passados por ele. Mas nunca dei conta dessa história de ser galã. Estudei para ser um artista. Sabia que tinha potencial para outro tipo de papel.

Como ocorreu a mudança?
Eu estava de saco cheio de exibir os músculos. Então, em América, quis abotoar a camisa até o último botão (risos)! Deixei até de ir à academia. Pensei: “Que se dane se eu perder os músculos e murchar tudo”. Não tem que precisar da academia para ser um ator.

Foi difícil convencer autores a escalá-lo para outros tipos de papéis?
Isso incomodava bastante. Como vou enfiar aquilo na cabeça deles? As pessoas não acreditam até que você mostre que é capaz. A TV é um meio de sedução. Fiquei aliviado quando consegui mostrar que eu não era só aquilo.


Você já interpretou homens rudes, másculos e, muitas vezes, broncos. Falta um gay?
Eu não aceitaria um papel de gay na TV. Não tem nada a ver. No cinema ou no teatro, o público até aceitaria. Na TV, não. É uma questão comercial. A TV aberta não comporta esse tipo de escalação. Vai ficar falso, é novela. E novela é retratação
da realidade. Você não consegue fazer sal virar açúcar. O gosto vai ser sempre sal. Já fiz uns dez policiais: PM, civil, bombeiro, agente, sargento, capitão, guerrilheiro, ditador de Cuba... Como pegar um cara assim e fazer dele uma bicha?

Seu colega Marcos Pasquim interpretaria um gay em Babilônia. Após pesquisas de opinião, percebeu-se uma rejeição do público e o papel mudou. É disso que você está falando?
Claro! É problema de escalação errada. Novela é produto popular. O público manda na história, acolhe e decide o que quer assistir. Ele não gosta de ver uma pessoa que já idolatrou em sua mente como galã interpretando gay. Há outros atores para isso! Se tivessem colocado outro rapaz desde o início, talvez a coisa andasse. Eu sabia que daria nisso. Não sou Deus, mas isso é fácil de se entender. Marcos sempre foi visto como pegador!

Na coletiva de Totalmente Demais, você disse que “é difícil encontrar loiros de olhos azuis bons atores”. Por quê?
A vaidade e a beleza atrapalham. Às vezes, se achar bonito é perigoso. Porque aí você coloca isso na frente do ator. É um alerta para que a gente tenha mais bons atores de olhos azuis – os de olhos verdes são mais comuns: Bruno Gagliasso é muito bom. Tem também esse menino novo, o Igor Angelkorte... O Marcello Antony... Mas não é a mesma quantidade de bons atores morenos. Você vê que os que não têm o belo muito aflorado costumam ser melhores atores. Ser bonito e saber que é bonito pode atrapalhar nessa profissão.

Como assim?
Isso é inconsciente, já aconteceu comigo – e eu não tenho olho azul! O olho azul é um símbolo de beleza emblemático. Quantos atores nós temos de 40, 45 anos bons iguais ao Fábio Assunção? Só tem ele! O Fábio está confortável no papel dele.

É verdade que você teve síndrome do pânico?
Sim. Não pude mais ser o cidadão livre que achei que fosse. Foi na época da novela Vira-Lata (1996). Eu estava sobrecarregado. O excesso de trabalho ocasionou um estresse enorme. Durou seis meses.

Como se curou?
Tive de tomar remedinho, uma coisa ansiolítica. E tive acompanhamento psicológico. Sou um homem duro, passei por cima. Pode acontecer com qualquer ser humano, ninguém é de ferro. Imagina só: você está cansado, sem poder pensar em nada. Pressão, pressão e pressão. Ah (ele grita)! O cara tem de saber dividir, senão dá “tilt”. Hoje já resolvi.

Seus cabelos estão diminuindo. Você toma remédio para calvície?
Não. As entradas estão aqui e vêm aumentando. Implante, de jeito nenhum. Tenho de ficar velho, com cara de velho, para fazer personagens de velho. Senão só vou fazer velho bonito (risos).

Sexualmente, a vida mudou com o tempo?
Você fica qualitativo. Dos 40 para cá, cai a frequência, mas não é tanto. Não se assustem (risos)!

Em Totalmente Demais, seu personagem trai a mulher o tempo todo. o que acha de traição?
O homem tem natureza traidora na cultura latina. A gente é criado assim: se ele trai, é pegador; se ela trai, é piranha. Traí quando mais novo, tinha seis namoradas (risos), mas há muito tempo tenho a consciência de não fazer mais isso.

 

Fonte: Quem

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais