Cidadeverde.com

Mãe pede ajuda para filho de 9 anos em tratamento contra calazar

Imprimir

Foto: Lucas Marreiros / Cidadeverde.com

 

Adriana Leandra de Sousa, mãe do menino Gustavo, 9 anos, está pedindo ajuda para o filho, que está com leishmaniose visceral, doença mais conhecida como calazar. A criança, que está passando por tratamento em Fortaleza-CE, reside na Vila da Paz, zona sul de Teresina. Segundo a mãe, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará deveriam manter um estoque de suplementos alimentares para a criança, por decisão da Justiça, mas isso não está sendo feito.

"Procurei a Justiça daqui, mas me disseram que, como ele faz o tratamento lá, ele deveria continuar recebendo lá, só que não estão dando e ele precisa de um leite especial para se alimentar, não sei mais o que fazer", lamenta Adriana Sousa.

De acordo com a decisão, o menino precisa de leite tipo Sustagen, do complemento alimentar Neston e do medicamento Sustan. "Não tenho condições de comprar, por isso preciso de ajuda para poder dar para ele o que ele precisa", afirma a mãe. Os contatos da mãe são (89) 9.9910-3047 e (85) 9.8159-2530.

O calazar
Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, o calazar é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo – apenas a malária é mais mortal. O parasita chega aos humanos pela da mordida de mosquitos-palha fêmeas infectados. Ele ataca o sistema imunológico e quase sempre é fatal se não tratado.

Há entre 200 e 400 mil novos casos a cada ano, sendo que cerca de 90% acontecem na Índia, em Bangladesh, no Nepal, no Sudão e no Brasil. 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais