Cidadeverde.com

Governo investiga saque de salários de servidores mortos

Após a realização do recadastramento dos servidores do poder executivo do Piauí, o governo do Estado está investigando os casos de saque de vencimentos de servidores mortos e também reavendo os valores de ex-servidores que não haviam sido sacados. O secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, afirmou que será aberto um processo judicial, uma vez que o fato pode ser considerado crime, para que os valores sejam restituídos ao governo. 

O secretário não soube informar ainda quantos podem estar sacando os vencimentos de pessoas mortas e qual o montante sacado. “Estamos fazendo o levantamento de quantas pessoas sacaram os salários de servidores que já morreram. Uma comissão está fazendo essas apurações e a medida que está sendo detectado, vamos abrir processo para fazer a restituição ao Tesouro desses valores”.

Franzé Silva explicou que foi possível detectar as irregularidades com o recadastramento, quando começou a ser feito o cruzamento de informações com o Sistema de Controle de Óbitos (SISOB).

“Nós detectamos que não estava sendo feito o cruzamento com o SISOB, o Sistema de óbito e passamos a fazer esse cruzamento, na medida que cruzamos, nesse ano, detectamos e pedimos devolução desses recursos do Banco do Brasil para a conta do Fundo de Previdência do Estado, colocando a informação de óbito daquele servidor e pedindo a devolução dos recursos que não haviam sido sacados”, explicou o secretário. 

Ele explicou ainda que foi feito o cruzamento de informações referente a 2015 e que também será feito o referente a 2014 e 2013. “Está criada uma equipe de trabalho para fazer isso e o que podemos garantir é que esse ano já está sendo feito em plenitude, mas queremos retroagir aos outros anos. Na medida em que a gente vai detectando já vai automaticamente cancelando a conta e baixando dentro do Sistema da folha essas pendências”.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais