Cidadeverde.com

Sefaz alerta sobre boletos falsos para pagamento de IPVA pelos Correios

Imprimir

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) alerta contribuintes sobre o pagamento do IPVA 2016. Para quitar a dívida, os proprietários de veículos automotores devem acessar o site da secretaria de Fazenda ou Detran-PI para imprimir o documento e não confiar em boletos enviados pelos Correios. 

"O IPVA deve ser pago por todos os proprietários de veículos automotores.  No passado, a Sefaz enviava o carnê de pagamento e nos últimos anos o documento passou a ser disponibilizado apenas pela  internet. Não foi enviado nenhum boleto de de 2016 para as residências. Após o pagamento, o Detran encaminhará o documento de licenciamento para a residência do contribuinte, mas cabe ressaltar que os boletos para a arrecadação para pagamento está disponíveis apenas on line", ressalta a diretora de tributação da Sefaz, Graça Ramos. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ela explicou ainda que o pagamento poderá ser efetuado em cota única com desconto ou dividido em três parcelas. O contribuinte deve consultar o IPVA 2016 no site do órgão, informando o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do veículo - inclusive, o último número da placa é o que determina o mês de quitação da primeira cota ou cota única.

O Detran cobrará o imposto do total de 700.391 veículos e deverá arrecadar cerca de R$ 205 milhões. A base de cálculo do IPVA é a Tabela Fipe. As alíquotas são as seguintes: 

- caminhões e ônibus: 1%;
- motocicletas: 2%;
- microônibus: 2,5%;
- caminhonetes e automóveis: 2,5% 

* A partir de abril começa a valer um novo percentual para automóveis e caminhonetes acima de R$ 150 mil: 3%.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais