Cidadeverde.com

Operação "Volta às aulas": Imepi fiscaliza materiais escolares

Imprimir

O Instituto de Metrologia do Piauí realiza a operação "Volta às aulas" até o próximo dia 26. Serão analisados, quantitativamente, os artigos escolares e verificado, por exemplo, se a quantidade indicada é a mesma que consta dentro da embalagem. Produtos como cadernos, fichários, colas, resmas de papel, massas de modelar, entre outros, estão na mira da fiscalização.  

Alguns produtos como cadernos, lápis de cor e giz de cera são periciados por meio do pré-exame no próprio estabelecimento comercial. Já os produtos que são fiscalizados pelo peso e metragem são coletados e recolhidos para testes no laboratório de pré-medidos do Imepi.

Os fabricantes serão comunicados formalmente sobre a data e horário da perícia. Aqueles que tiveram seus produtos reprovados serão autuados e poderão apresentar defesa em um prazo de até dez dias. As irregularidades verificadas deverão ser sanadas imediatamente; caso contrário o fabricante poderá receber multa de acordo com a irregularidade, que pode variar entre R$ 100  a R$ 1,5 milhão.

“Essa operação é importante para garantir que os pais não sejam lesados na compra de materiais escolares. No ano passado, 6% do material fiscalizado, apresentaram irregularidades. Estamos trabalhando para reduzir ainda mais esse percentual”, explica Maycon Danilo, diretor geral do Imepi.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais