Cidadeverde.com

Pais dormem em filas para conseguir matricular filhos em escola na Zona Sul

  • Descola_1.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • Descola_2.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • Descola_3.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • Descola_4.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • Descola_5.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • Descola_6.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Desde a noite de domingo (10), dezenas de pais se aglomeram em filas para conseguir matricular os filhos na Unidade Escolar Estado de São Paulo, localizada no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. Algumas pessoas chegaram à escola há mais de 10 horas para conseguir uma das 120 senhas distribuídas por turno.

Segundo os pais, a escola estadual é considerada de alta qualidade e o número de vagas disponíveis não atende a demanda. De acordo com informações apuradas pela TV Cidade Verde, para o ano de 2016, estão sendo ofertadas 240 vagas, distribuídas nos turnos manhã e tarde, sendo que a maioria está voltada para alunos veteranos. 

"Muita gente veio aqui no sábado. O vigia da escola me ligou avisando, mas eu orientei que retornassem depois, porque seria um desgaste muito grande ficar aqui mais de dois dias para fazer a matrícula. Acho que os pais sabem da nossa responsabilidade e por isso confiam no nosso trabalho. Então, realmente a procura é muito grande, disse a diretora Fátima Carvalho.

A aposentada Cícera Auricélia já tem um neto matriculado na escola, no 2º ano do Ensino Médio. Ela disse que um dos principais problemas foi a confusão gerada pelo desrespeito ao atendimento prioritário. Muita gente que chegou ao colégio às 4h, não quis ceder vagas a gestantes e idosos, por exemplo. 

"Aqui não existiu prioridade. Tinha inclusive uma mulher grávida brigando muito aqui porque ela teve que ficar muito tempo na fila em pé. Ninguém respeitou gestantes, mães com crianças no colo, nem idosos. A escola realmente é muito boa, mas isso que a gente passa é uma humilhação. Eu vim aqui ontem, às 4h, para garantir uma senha. Hoje quando eu cheguei era 6h30 e deixei meus netos na fila porque eu estava muito cansada. Ainda bem que deu certo: minha neta vai estudar aqui este ano, mas é um desgaste muito grande", relatou a aposentada. 

Márdna Aragão também conseguiu fazer a matrícula de sua filha. Ela reforça que pela manhã foi grande a confusão devido o desrespeito às prioridades. 

"Mais cedo aqui teve muita confusão. Não teve briga, mas o bate boca foi grande. É a única escola da região que realmente oferece alguma qualidade. Ao invés de melhorarem as outra escolas para evitar isso, acabam sobrecarregando essa unidade. Então, todo ano é a mesma coisa", disse. 

A diretora declarou que as matrículas na escola devem encerrar até o meio-dia de hoje, devido à grande procura. Já para o Ensino Noturno- que compreende cursos profissionalizantes, técnicos e alfabetização de jovens e adultos- devem seguir por mais dias, porque a busca é menor. 

A gerente de inspeção da Secretaria de Educação de Piauí, Luísa Solano, informou que a demanda de matriculas na Unidade Escolar Estado de São Paulo é grande e, por ser uma das escolas consideradas de excelência na cidade, muitas famílias optam por dormir no local ou chegar antes do horário programado para iniciar a matrícula para garantir uma vaga para o filho.

“A escola não faz teste seletivo, tendo como único critério a ordem de chegada para matricular o filho. A busca pelas vagas não são somente pela comunidade local, os moradores da região também buscam ingressar nessa unidade escolar por prestar um ótimo serviço”, disse Luísa.

A gerente também explicou que o ingresso de estudantes ocorre somente no primeiro ano do Ensino Médio, e os alunos são automaticamente encaminhados para o segundo e terceiro ano mediante aprovação. 

Pelo calendário da Seduc, as matrículas nas escolas públicas estaduais tiveram início na semana passada, inclusive on line, e seguem até esta sexta-feira (15). 

 

Graciane Sousa e Maria Romero
Com informações Gorete Santos (TV Cidade Verde) 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais