Cidadeverde.com

Prefeitura vai usar drone para mapear Teresina no combate ao Aedes aegypti

Imprimir

A Operação Faxina nos Bairros continua neste sábado, 16 de janeiro, em todas as zonas de Teresina. Nesta etapa, a novidade será a utilização, de forma experimental, de um drone como aliado no combate ao mosquito. O intuito é mapear os bairros e áreas de difícil acesso por parte dos agentes de saúde. O prefeito Firmino Filho irá acompanhar as equipes que sairão do Verde Lar (Santa Bárbara), zona Leste da cidade, a partir das 8h. 

O drone vai sobrevoar áreas de difícil acesso. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, a ideia é identificar criadouros do mosquito em espaços como telhados, caixas dágua e terrenos baldios. “Iremos fazer um teste com esse equipamento, que fará um trabalho de mapeamento estratégico, auxiliando a rotina dos agentes de saúde que já atuam nesses locais. Em tempos de guerra contra o mosquito, como estamos vivendo agora, todo e qualquer instrumento tecnológico que possa auxiliar as equipes pode e deve ser utilizado”, destaca o presidente.

Serão vistoriados com o drone apenas os imóveis desabitados em que os agentes tenham dificuldade de contato visual para saber se no local há criadouros do mosquito transmissor da doença. “O drone irá sobrevoar o local e fotografar onde for encontrado um potencial criadouro do mosquito da dengue, para que assim sejam tomadas as medidas necessárias para eliminar os focos”, acrescenta Francisco Pádua.

A ação “Faxina nos Bairros” é uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano, com apoio das associações de moradores dos bairros. Durante a semana, a população recebe orientações para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito. No sábado, as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado, além de fornecer informações e orientações sobre o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Neste sábado recebem a faxina os bairros Aroeiras (Nova Teresina) na zona Norte, Gurupi na zona Sudeste, Pio XII na zona Sul e Verde Lar (Santa Bárbara) na zona Leste. “A FMS está com todas as suas equipes mobilizadas no combate ao Aedes aegypti, pois com o surgimento da zika e chikungunya, o perigo aumentou. Estamos contando com o apoio da população, que é fundamental para mantermos a nossa cidade limpa e saudável”, afirma Pádua.

Os locais escolhidos para a faxina são os que apresentaram os números mais altos de infestação de mosquito causador da dengue, zika e chikungunya no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa). Neste sábado também acontecerá uma Faxina no povoado Alegria, primeira localidade da zona rural a receber a ação, que inicia às 8h da manhã, saindo da Unidade Básica de Saúde do Alegria. As comunidades beneficiadas serão Alegria, Torrões, Humaitá, Recanto dos Pássaros e Cantinho Sul.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais